A Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro consolidaram parceria para a implementação do programa “Escola da AGU vai à Escola” na rede pública municipal. O encontro, realizado na última quarta-feira (10/12), teve como objetivo a troca de experiências e o estabelecimento de um calendário para levar noções sobre Direito e o papel da Advocacia-Geral da União (AGU) aos estudantes.
O programa da ESAGU utiliza uma abordagem acessível aos adolescentes, por meio de palestras, literatura e histórias em quadrinhos. A parceria firmada prevê que a iniciativa seja aplicada na rede municipal a partir de 2026, focando, inicialmente, nos alunos do último ano do Ensino Fundamental.
“É importante difundir aos estudantes como a AGU atua na defesa da Constituição, do patrimônio público e da legalidade, ajudando na formação educacional”, pontuou o diretor-geral da ESAGU e idealizador do projeto, João Carlos Souto. “Implantamos o projeto neste ano de 2025, com o apoio e entusiasmo do ministro Jorge Messias, e estamos esperançosos com a recepção do programa no Rio.”
Formação crítica
A reunião para apresentar a metodologia e os resultados do programa também contou com participação do coordenador-geral de Formação e Educação Continuada da ESAGU, Allan Titonelli Nunes. “O programa é uma forma de educação cívica, mostrando o papel da AGU e das instituições, ajudando no processo de formação crítica do estudante”, afirmou Nunes.
No encontro, o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, demonstrou entusiasmo com o projeto, elogiando a iniciativa e se declarando um apoiador de ações que conectam as instituições públicas à base educacional. O secretário comprometeu-se a organizar ainda em janeiro o lançamento oficial do projeto, para o qual serão convidados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Programa em expansão
A parceria com o Município do Rio de Janeiro amplia o alcance do programa “Escola da AGU vai à Escola”, garantindo que o conhecimento jurídico e o fomento à cidadania cheguem a milhares de jovens na capital fluminense.
Já em funcionamento no Distrito Federal, o programa levou, em outubro deste ano, membros da Advocacia Pública Federal ao Centro de Ensino Médio 05 de Taguatinga para aproximar a instituição da sociedade e explicar seu papel na defesa do Estado e dos cidadãos.
Durante a visita, foram realizadas palestras sobre cidadania, democracia e a atuação da AGU, apresentação das carreiras jurídicas federais, distribuição de materiais educativos e lançamento da HQ Cidadania em Ação, que traduz temas complexos para jovens. Na oportunidade, professores da escola destacaram como a iniciativa reforça conteúdos de sala de aula e ajuda os estudantes a compreenderem seus direitos.
A ESAGU segue convidando as unidades educacionais a participarem do projeto por meio de agendamento pelos seus canais oficiais.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU
Fonte: Advocacia-Geral da União


