Escola do Governo Federal voltada para a agropecuária completa dez anos

Escola do Governo Federal voltada para a agropecuária completa dez anos

A educação abrange todos os setores, importante para o crescimento e da sociedade. O setor agropecuário no Brasil cresce expansivamente a cada ano e parte disso vem do desenvolvimento dos produtores rurais, com acesso a novas técnicas, estudos, tecnologias e informações. Objetivando capacitar os servidores públicos e agentes do setor agropecuário, em agosto de 2015 era inaugurada a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), órgão interno ligado à Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento dentro da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ao longo desta década, a Enagro consolidou-se como referência entre as Escolas de Governo. É a única escola governamental (em âmbito federal) temática com assuntos voltados para o agronegócio. A escola também exerce um papel fundamental para a capacitação dos produtores rurais, como por exemplo, para a habilitação de certas funções como operador de drone agrícola e classificador vegetal.

“A Enagro é de suma importância para o crescimento do agro brasileiro. Nestes dez anos, ela tem cumprido um papel essencial na qualificação de servidores e produtores rurais, fortalecendo políticas públicas e preparando o país para os desafios da produção sustentável, inovadora e competitiva. Investir em capacitação é investir no futuro do agro e na segurança alimentar da nossa sociedade”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Sua missão institucional é promover a formação e o desenvolvimento de servidores públicos e agentes do setor agropecuário, com foco na qualificação da gestão pública, na efetividade das políticas públicas finalísticas e na melhoria contínua do setor.

São mais de 120 cursos ofertados em formato de educação a distância (EaD), abrangendo temas como defesa agropecuária, produção vegetal e animal, bioinsumos, vigilância sanitária, regularização fundiária, agricultura familiar, pesca e aquicultura, inovação, desenvolvimento rural, política agrícola, meteorologia, sustentabilidade, gestão pública, compliance, dentre outros.

Já foram capacitados mais de 104 mil alunos em mais de 1.700 turmas e mantém uma base com mais de 117 mil usuários ativos, com alcance nacional e internacional. O tema líder de cursos é a defesa agropecuária, foram mais de 44 mil alunos formados, logo após vem agricultura familiar com cerca de 30 mil e, cadastro e regularização fundiária com cinco mil.

“Celebrar esta trajetória é reconhecer o papel estratégico da Enagro na construção de um serviço público mais preparado, eficiente e comprometido com o futuro do agro brasileiro”, evidenciou a coordenadora-geral da Enagro, Luciana Gomes.

Possui ampla atuação, atendendo o cenário nacional e internacional, visando o desenvolvimento e a capacitação de produtores rurais, cidadãos, servidores do Mapa, agentes públicos de outras esferas federativas e de demais públicos estratégicos. Exerce papel estruturante no fortalecimento institucional do Ministério e na promoção de políticas públicas essenciais à segurança alimentar, à sustentabilidade, à inovação e à competitividade da produção agropecuária nacional.

Além das ações formativas, a Escola ainda coordena atividades estruturantes de gestão de pessoas, como programas de estágio e ingresso, apoio ao desenvolvimento funcional e evolução de carreiras, avaliação e gestão de desempenho dos servidores do Mapa, dimensionamento da força de trabalho e organização de concursos públicos e processos seletivos de alta complexidade, como a seleção de Adidos Agrícolas.

Ao longo do tempo, a Enagro reafirmou a importância de políticas públicas ao implementar a Gestão por Competências (GCO), e ao redesenhar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária