Escola do Legislativo de Ponta Porã participa de reunião na capital

Diretora e secretária da Escola do Legislativo foram recepcionadas pelo vereador Neto Santos (Rep)

A diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ponta Porã, Edilene Bernabé, e a secretária-executiva, Jaqueline Marques participaram, quarta-feira, 28, de uma reunião institucional na Câmara Municipal de Campo Grande, onde conheceram em detalhes a estrutura e o funcionamento da Escola do Legislativo da capital sul-mato-grossense.

As diretoras foram recepcionadas pelo 3º vice-presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Neto Santos (Republicanos)

O encontro reforçou o intercâmbio de experiências e a busca por boas práticas voltadas ao fortalecimento da formação legislativa e cidadã.

Durante a visita, as representantes de Ponta Porã acompanharam a apresentação dos projetos pedagógicos, metodologias de ensino e ações de integração com a comunidade desenvolvidas pela Escola do Legislativo campo-grandense.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para aprimorar as atividades da Escola do Legislativo de Ponta Porã, ampliando o alcance das capacitações e fortalecendo o papel educativo do Poder Legislativo municipal.

Segundo Edilene Bernabé, a Escola do Legislativo exerce uma função estratégica dentro da Câmara Municipal.

“Nosso trabalho é voltado à capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de vereadores, servidores e colaboradores, promovendo a formação política e a educação para a cidadania. A qualificação é uma ferramenta permanente para melhorar a prestação de serviços à população, sempre com mais agilidade e qualidade”, destacou.

Entre as principais funções da Escola do Legislativo está a Capacitação Profissional, com foco na qualificação técnica de servidores efetivos, comissionados e parlamentares, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo técnico-legislativo.

A instituição também atua fortemente na Educação para a Cidadania, promovendo o entendimento sobre o papel do Poder Legislativo, os direitos e deveres do cidadão e a importância da participação democrática.

Outro eixo de atuação é a Formação Política, por meio de programas voltados a jovens e estudantes, estimulando o protagonismo, a liderança e o engajamento cívico.

A Escola também investe na Produção de Conhecimento, fomentando pesquisas, debates e reflexões sobre temas atuais que impactam a sociedade, fortalecendo os pilares da democracia participativa.

A Integração Institucional é mais uma frente de trabalho, aproximando a Câmara Municipal da comunidade por meio de visitas guiadas, palestras, eventos educativos e parcerias com instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

As Escolas do Legislativo, de forma geral, atuam como verdadeiras escolas de governo, promovendo a integração entre os Poderes Legislativos municipais, estaduais e federais e a sociedade.

A visita à capital representa, segundo as gestoras, mais um passo na consolidação de uma atuação moderna, educativa e conectada às demandas da população de Ponta Porã.

Escola do Legislativo de Ponta Porã participa de reunião na capital
Edilene e Jaqueline com Leonardo Bosco de Matos Grance, Coordenador da Escola do Legislativo e Zuleica Almeida Silva Assistente