19.4 C
Ponta Porã
domingo, 3 de julho, 2022
InícioVariedadesCulturaEscritor que vendeu mais de 2 mil exemplares lança novo livro

Escritor que vendeu mais de 2 mil exemplares lança novo livro

Muitas vezes o cenário dentro das escolas brasileiras é preocupante, com casos de violência, bullying e evasão. Mas uma outra realidade é possível, e é nisso que acredita a Pedagogia Sistêmica, tema do novo livro do autor sul-mato-grossense Jean Lucy Toledo Vieira, um dos pioneiros sobre o assunto no Brasil. Seu primeiro livro, “Introdução à Pedagogia Sistêmica”, vendeu mais de 2 mil exemplares, sendo enviado para todo o Brasil e vários países pelo mundo, e rendeu a ele convite para participação em congresso internacional. Quatro anos depois, Jean Lucy lança nesta quarta-feira (25), às 19 horas, na Plataforma Cultural, a segunda obra sobre o tema, “Pedagogia Sistêmica: Práticas Posturas e Fundamentos”.

“O primeiro livro já está na quinta edição. O sucesso foi incrível, a aceitação foi muito grande e hoje temos ele adotado Brasil afora por escolas, universidades, cursos, grupos de estudos, e a cada dia o feedback que chega é mais gostoso. Já enviei livros para México, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Argentina e Portugal. Praticamente todo dia posto livros nos Correios”, conta o autor. Diante desse sucesso e dos pedidos de alunos e leitores para que se aprofundasse no tema, Jean Lucy, que ministra cursos e palestras por todo o País, usou esse período de quatro anos para reunir material, sem pressa, para seu novo livro, com conteúdo inédito e mais denso. “O livro anterior foi uma introdução à temática. Este, agora, é um aprofundamento maior”, detalha.

A Pedagogia Sistêmica tem suas bases em um método desenvolvido pelo terapeuta alemão Bert Hellinger e implantado nas escolas pela professora Marianne Franke. O público-alvo do livro, além de professores e pais, são profissionais da área da saúde, psicólogos, terapeutas e todos que tenham interesse pelo desenvolvimento humano. “A Pedagogia Sistêmica contribui para humanizar as relações no ambiente escolar. Ela nasce a partir da constelação familiar, não é uma nova metodologia, mas uma postura, que considera todos os elementos que fazem parte das realidades escolares, pois tudo está relacionado. Os contextos familiares repercutem na escola. Por exemplo, às vezes um comportamento agressivo na sala de aula está ligado à história familiar do aluno, é uma necessidade de ser visto”, explica Jean Lucy.

Um dos objetivos dessa linha de estudo é o desenvolvimento pessoal dos educadores, para que possam enxergar não somente o problema, mas as causas e soluções. Ela cria também um cenário inclusivo, onde as diferenças são entendidas e respeitadas. “A Pedagogia Sistêmica oferece ferramentas para os educadores irem ampliando o olhar sobre as realidades que se apresentam na escola. O grande ganho é cada um ser visto na sua individualidade e acolhido como tal”, completa o autor.

Serviço: O livro “Pedagogia Sistêmica: Práticas Posturas e Fundamentos”, de autoria de Jean Lucy Toledo Vieira, publicado pela Life Editora, será lançado nesta quarta-feira, dia 25 de maio, das 19h às 21 horas, na Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras nº 3.015, esquina com a Avenida Mato Grosso.

MAIS LIDAS