03/11/2014 14h40

Escritora estará na próxima segunda-feira em Ponta Porã.

Divulgação: Dora Nunes

A jornalista, pesquisadora e autora sul-mato-grossense Mazé Torquato Chotil está de volta ao seu estado natal, vindo de Paris onde mora, para autografar seu último livro “Minha aventura na colonização do Oeste”. Ela é autora de quatro livros, dos quais dois sobre colonização numa área da Colônia Nacional Agrícola de Dourados.

Em Ponta Porã Mazé tem encontro na segunda-feira, dia 10 de novembro, com alunos das escolas Profª Geni Marques Magalhães e Joaquim Murtinho e os universitários da Faculdade FAP/UNIESP.

Em Dourados, a autora autografa seus livros na Livraria Canto das Letras, na terça-feira, dia 11 de novembro, das 16h às 20h. No dia seguinte, quarta-feira, o encontro será em Glória de Dourados, sua cidade natal, com os alunos da E.E. Prof. Eufrosina Pinto, escola onde fez seus primeiro anos de estudos. Antigos estudantes e pessoas da cidade doaram livros da autora para os alunos.

“Minha aventura na colonização do Oeste” é um romance onde um personagem feminino escreve para uma filha distante, contando como se deu sua vinda do Ceará para o “Sul”.

Inicialmente São Paulo, e depois de uma volta fracassante ao Nordeste, o retorno. Desta vez para a região da Colônia Nacional Agrícola de Dourados – CAND, município de Dourados na época, década de 50 e Glória de Dourados atualmente. É o lugar onde se desenrola boa parte da epopeia e que antes da chegada dos colonos era floresta, totalmente desabitada e inóspita, desprovida de qualquer infraestrutura.

“A envolvente narrativa, em linguagem simples e precisa, contém uma emocionante história que começa com o sonho de progredir. Germinado no interior do meu Ceará, conta a vinda da narradora com o marido, em pau-de-arara e a conquista da terra até a formação dos filhos. É a história de milhões de nordestinos que, vivendo-a como vivi, gostaríamos de tê-la escrito”, explica a apresentação de Antonio Doarte de Souza.

“Minha aventura na colonização do Oeste” é o quarto livro publicado da autora. A história romanceada é inspirada na experiência de seus pais e é uma homenagem aos nordestinos colonizadores do sul do Mato Grosso.

SOBRE A AUTORA MAZÉ TORQUATO CHOTIL

Brasileira, nascida num sítio na “sétima linha”, município de Glória de Dourados, MS, Mazé vive em Paris, casada com o poeta francês Bernard Chotil. Jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII, Mazé é também autora de Lembranças do sítio, Minha Paris Brasileira e Ouvrière chez Bidermann: une histoire, des vies (sobre a vida de operárias de uma empresa de confecções).

SERVIÇO

Preço do livro: 20 Reais

Escritora vem de paris lançar livro em Ponta Porã

Comentários