Estatais destacam inovação e oportunidades no Salão do Turismo

Imagem: Equipe MTur

O Salão do Turismo também é espaço para as empresas estatais que desempenham papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do país. Durante os três dias de evento, instituições como Sebrae, Itaipu Binacional, Embratur, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estão presentes com experiências e iniciativas voltadas ao fortalecimento da atividade turística no Brasil.

Além de expor suas ações, as estatais reforçam a integração entre o setor público e privado, criando novas oportunidades para empreendedores, gestores e visitantes que circulam pelos corredores do evento. A presença dessas empresas fortalece o diálogo com diferentes segmentos do turismo e amplia as possibilidades de parcerias estratégicas.

A contribuição das estatais para o turismo

O Sebrae levou ao Salão uma vitrine do empreendedorismo brasileiro, com destaque para o programa de artesanato, que reúne 55 artesãos de diversas regiões do país. O espaço oferece desde peças utilitárias até obras de mestres premiados, em uma curadoria que valoriza a diversidade cultural. A instituição também apresenta o programa Agente de Roteiros Turísticos (ART), que já atua em cerca de 1.000 municípios, e leva 70 empresários ao evento para divulgar experiências e roteiros criados em parceria com comunidades locais.

Já a Itaipu Binacional aposta na interatividade para despertar a curiosidade do público. No estande, visitantes podem assistir a sessões em um mini cinema sobre a história e o funcionamento da usina, além de conhecer projetos ambientais e passeios como o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu. A estatal também oferece óculos de realidade virtual para simular a imersão nos ambientes de geração de energia, distribui brindes temáticos, como pelúcias e crochê de onças, capivaras e preguiças.

A Embratur apresenta sua nova identidade visual e convida os visitantes a uma jornada tecnológica. Com óculos de realidade virtual, é possível “viajar” por destinos como Amazônia, Pantanal, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses e Rio de Janeiro. Além disso, a instituição divulga o “Top 101 Experiências do Brasil”, catálogo que reúne atividades diferenciadas em 67 municípios, incentivando o turismo de vivência e valorizando a cultura, a gastronomia e a diversidade do país.

A Caixa Econômica Federal aproveita o evento para aproximar-se dos turistas e empreendedores com linhas de crédito especiais. Entre as ofertas estão a antecipação do saque-aniversário do FGTS, condições diferenciadas em cartões de crédito e facilidades em empréstimos pessoais voltados ao trabalhador.

O Banco do Brasil também aposta em soluções financeiras para incentivar viagens. No Salão, apresenta o BB Crédito Realiza, que permite o financiamento de viagens em até 60 parcelas, com carência de até 59 dias e taxas mais competitivas que as de cartões de crédito tradicionais. A novidade busca ampliar o acesso dos brasileiros a destinos turísticos dentro e fora do país.

O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Aline Andrade
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo