21.6 C
Ponta Porã
quinta-feira, 22 de outubro, 2026

Estelionatário se passa por produtor rural e aplica golpe de R$ 127 mil em compra de gado em MS

Vítima comprava 51 cabeças de gado quando percebeu que havia caído em golpe

Um produtor rural de Maracaju, foi vítima de um golpe e perdeu R$ 127 mil durante negociação para a compra de 51 cabeças de gado. O caso aconteceu no fim de semana.

Conforme o delegado Pablo Farias da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato), o golpe consiste na mesma forme que é aplicado em outros casos como na compra e venda de veículo, onde o golpista usa um intermediador.

Neste caso, não foi diferente. O estelionatário utilizou o nome de um grande empresário do estado para se passar de vendedor.

A vítima foi até o local e chegou a fazer a transferência do montante para o tal “empresário”, com débito na conta de uma pessoa em Cuiabá, neste caso o golpista.

“O proprietário chegou a emitir nota fiscal e marcar o gado com a marca do comprador, mas o capataz pediu para que esperasse o dinheiro cair na conta. Foi então que a vítima voltou no dia seguinte para embarcar o gado, mas o valor ainda não havia sido depositado”, explicou o delegado.

A vítima ligou então para o estelionatário, que enviou um comprovante de um TED. Com o comprovante em mãos foi até uma agência bancária, onde foi informado que tal comprovante era falso. Em seguida bloqueou todo acesso que tinha e contatos com o autor.

A vítima, segundo a polícia, chegou a ir atrás do verdadeiro empresário, cujo nome estava sendo usado pelo golpista. O homem ficou surpreso e registrou ocorrência por falsa identidade.

“Golpe desse tipo é o terceiro no meio rural desde que assumimos a delegacia especializada. A orientação é ter paciência e fazer a negociação com cal e cautela. Sempre desconfiar de ofertas ‘muito boas’, pagar somente para a pessoa que emitir a nota fiscal, conversar com o vendedor”, alerta o delegado.

FONTE: MÍDIA MAX