EUA dizem que vistos seguem suspensos até cumprimento de exigências migratórias

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 14.02.2022

O objetivo é coibir solicitantes aos vistos considerados propensos a se tornarem um gasto público.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que a suspensão de vistos para 75 países ficará em vigor até o país garantir que “imigrantes não extraiam riqueza do povo americano”. A informação consta em um comunicado confirmando a medida, que deverá atingir o Brasil e outros países, como Somália, Rússia, Afeganistão, e Irã.

De acordo com a Fox News, que primeiro divulgou a informação, a suspensão entrará em vigor no dia 21 de janeiro por tempo indeterminado. Ainda não há informações sobre que tipo de vistos serão atingidos.

“O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, disse o Departamento de Estado.

“Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada”, disse.

Entenda

O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitação de vistos para 75 países, incluindo o Brasil.

Segundo a Fox News, a suspensão terá início na próxima quarta-feira (21) e continuará por tempo indeterminado.

O objetivo é coibir solicitantes aos vistos considerados propensos a se tornarem um gasto público.

Um memorando do Departamento de Estado, ao qual a Fox News teve acesso, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação.

Fonte: R7