Evento discute soluções práticas para cidades inteligentes

Crédito: JD Vasconcelos/ MCID

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), participou de evento com municípios interessados em promover a transformação digital urbana. O Encontro Nacional de Gestores Municipais teve como tema a elaboração de projetos de Cidades Inteligentes.

O evento reuniu prefeitos e gestores nesta quarta-feira (26), em Brasília, e foi realizado pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP).

Na imagem, secretário Carlos Tomé participa de evento sobre iluminação pública
Crédito: JD Vasconcelos/ MCID

“Os prefeitos têm buscado transformar as suas cidades em cidades mais inteligentes. Como cada município tem as suas particularidades, o Ministério das Cidades criou um ‘cardápio’ de possibilidades para orientar e apoiar o processo de definição de prioridades”, disse o secretário Carlos Tomé Junior.

“Estamos conversando com diversos atores, inclusive internacionais, para buscarmos os melhores modelos de cidades inteligentes para o Brasil. Queremos promover um desenvolvimento urbano integrado inspirado no que há de melhor, considerando as características locais e as necessidades dos cidadãos”, enfatizou o Tomé Junior.

Segundo ele, 87% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que impõe grandes desafios, como ampliação do acesso à moradia digna, mobilidade urbana eficiente, saneamento básico e qualidade ambiental.

O diretor-presidente da ABCIP, Pedro Vicente Iacovino, corroborando o entendimento do Ministério, destacou que o trabalho do setor tem ultrapassado a barreira da iluminação pública, incorporando a tecnologia e inovação para promover melhorias para os usuários dos serviços públicos.
“Precisamos olhar para as pessoas. Não existe serviço de qualidade se não olharmos para a população. O avanço tecnológico é fundamental para as cidades inteligentes, mas deve ser pensado considerando a cultura de cada lugar”, afirmou.

Iacovino ressaltou que 45% dos municípios brasileiros têm até 10 mil habitantes, reafirmando o a leitura da necessidade de atenção com as realidades distintas de cada cidade.

“As soluções não devem ser as mesmas para uma cidade de milhões de habitantes e para uma de pequeno porte. Precisamos aprimorar o planejamento, oferecer infraestrutura e uma superestrutura que já começa a permear novas agendas, como conforto térmico e sonoro, expansão e manejo da arborização”, completou.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades