A iniciativa, organizada pelo Sindicato Rural, proporcionou momentos únicos às crianças e adolescentes
A sexta-feira (12) foi de emoção, sorrisos e olhos brilhando para cerca de 50 alunos da APAE de Ponta Porã, que participaram de uma visita especial ao parque de exposições da EXPORÃ 2025. A iniciativa, organizada pelo Sindicato Rural, proporcionou momentos únicos às crianças e adolescentes, muitos dos quais vivenciaram pela primeira vez de perto o universo do agronegócio.
“Fiquei com meu pai ao lado da grade e o touro pulou bem na minha frente”, contou entusiasmado um dos estudantes ao locutor Cléber Costa, que fez questão de conversar com todos durante a visita. O garoto, fã confesso do rodeio, ainda revelou que às vezes arrisca alguns versos de locução. Ele esteve na arena na noite de quinta-feira (11) na primeira noite de disputa do rodeio.
Cléber retribuiu o carinho com atenção, sorrisos e palavras de incentivo: “É uma bênção poder estar ao lado dessas crianças especiais que admiram o nosso trabalho. Sou grato a Deus por poder viver esse momento com eles”, disse o locutor, visivelmente emocionado.
Os alunos percorreram os estandes da feira, acompanhados por professores e monitores, explorando o que há de mais moderno no setor agropecuário. A visita foi planejada como uma ação educativa e inclusiva, com o objetivo de mostrar o funcionamento de uma feira de agronegócio, além de valorizar o vínculo entre o campo e a comunidade local.
Plantando o futuro com inclusão e educação
Para o presidente do Sindicato Rural, Guilherme Cabral, a iniciativa marca o início de um novo modelo de exposição, mais próxima da comunidade e, sobretudo, das futuras gerações.
“Uma das grandes vocações da nossa região é o agro. Precisamos mostrar às nossas crianças e adolescentes o potencial e a força desse setor. Muitos são filhos ou netos de produtores, pecuaristas ou profissionais ligados ao campo que nunca tiveram contato direto com esse universo. Estamos plantando uma semente que, quando germinar, certamente dará bons frutos”, destacou Cabral.
A expectativa é de que nas próximas edições da EXPORÃ, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares também sejam convidados a participar, ampliando o alcance social e pedagógico da feira.
Rodeio continua neste fim de semana
A programação da EXPORÃ segue movimentada. O rodeio profissional, um dos principais atrativos do evento, continua neste sábado (13) com disputas emocionantes e se encerra no domingo (14), quando acontece a grande final. Os melhores peões do país se enfrentam em montarias de touros, em busca do título e de premiação.
A EXPORÃ 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Ponta Porã, com produção da NOLA Produções e Eventos e organização da OPA Organização de Eventos. O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Fundação de Cultura de MS, Câmara Municipal de Ponta Porã, FAMASUL, SENAR/MS e da senadora Soraya Thronicke.


