Fala MDS: Conheça o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima

A realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) para a população brasileira é um dos compromissos centrais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Esse compromisso tem demandado, cada vez mais, o fortalecimento de diálogos e iniciativas relacionadas à mudança do clima.

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, especialmente sobre a organização dos sistemas alimentares em relação às mudanças climáticas, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, em parceria com o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), da Universidade de Brasília (UnB), e com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), apresentaram o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para as Políticas Públicas.

Para explicar o que é o Marco e detalhar a sua importância, o Fala MDS desta sexta-feira (17.10) recebe a gerente de Projetos da Sesan, Mácia Muchagata. “Os sistemas alimentares compreendem desde o processo de produção do alimento, passando pela parte de beneficiamento, de acesso ao alimento, de como é que as pessoas chegam a ter acesso, adquirir ou receber o alimento e também sobre as opções de consumo, até a parte de perdas e desperdício”, enumerou.

Com as mudanças climáticas, essa cadeia está sendo afetada e, quem mais sofre, são as pessoas em vulnerabilidade. “Quando você tem essas crises climáticas, seja calor, enchente, chuva, às vezes você percebe um aumento dos preços dos alimentos. Então, essas relações são muito fortes e a tendência é que isso venha a se acelerar, porque o que está previsto para as mudanças climáticas é que esses eventos extremos ocorreram com mais frequência”, analisou Muchagata.

Portanto, a segurança alimentar e nutricional está intrinsecamente ligada à capacidade dos sistemas alimentares de prover alimentos de qualidade para toda a população, de forma contínua e estável. O Marco de Referência foi elaborado para integrar um conjunto de instrumentos voltados à construção de políticas públicas, articulando-se com planos temáticos e setoriais, como aqueles relacionados à adaptação e mitigação climática, bem como com instâncias de planejamento e organização da atuação estatal. Seu objetivo é oferecer diretrizes específicas para a interseção entre sistemas alimentares e clima.

“A gente elabora um Marco no sentido de procurar tratar as questões dos sistemas alimentares de maneira conjunta, não olhando só a produção ou só o consumo ou só perdas e desperdícios, mas procurando fazer com que você tenha um conjunto coerente de políticas que fazem com que com o tempo os sistemas alimentares sejam mais justos, inclusivos, resilientes à mudança do clima”, elucidou a convidada deste episódio do Fala MDS.

Onde ouvir

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas  SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome