No esforço para combater a desinformação, o podcast Fala MDS, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, apresenta e desmente as principais fake news sobre o Programa Bolsa Família que circulam nas redes sociais, em aplicativos de mensagens e até em sites de notícias.
A convidada deste episódio é a diretora de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, Itanamara Guedes. Ela esclareceu dúvidas e destacou o impacto negativo das notícias falsas para milhões de beneficiários do programa, especialmente as crianças e os adolescentes.
A desinformação, que circula em formato de notícia, ainda pode sobrecarregar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gerando filas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Um exemplo é quando essas fake news tratam do cancelamento do benefício e muitas pessoas procuram os CRAS para ter mais informações.
Outro prejuízo provocado pelas fake news é a disseminação do preconceito. Itanamara Guedes diz que uma das falsas alegações mais comuns é a de que os beneficiários do programa não querem trabalhar. “Isso é uma inverdade”, declarou.
“Muitas chefes de família, além de suas jornadas de trabalho, ainda são responsáveis pelo trabalho do cuidado com os filhos e a casa”, lembrou a diretora, sobre o fato de que muitas beneficiárias sofrem com a sobrecarga do trabalho de cuidados e com jornadas múltiplas, ou ainda, não conseguem emprego por conta disso.
Outra fake news recorrente é a que diz respeito ao pagamento de uma suposta 13ª parcela do benefício no final de cada ano. “O Bolsa Família, por ser um benefício assistencial e não um direito trabalhista, não possui 13º salário. O 13º é assegurado a trabalhadores e trabalhadoras que estão inseridos no mercado de trabalho formal, que se constitui como direito trabalhista, assim como as pessoas têm direito às férias, ao terço ferial. Portanto, não cabe a esse programa ser pago 13ª parcela.”
Vale destacar que os governos Federal, estaduais e municipais não entram em contato por meio de links ou ligações para atualização cadastral. “A forma de comunicação oficial estabelecida pelo MDS é através do extrato bancário. Quando nós vamos fazer qualquer outro tipo de comunicação, isso é combinado, dialogado com as coordenações estaduais e municipais”, reforçou a diretora.
Em caso de dúvida, não compartilhe conteúdos, cheque as informações nos canais oficiais do governo, como o site e as redes sociais do MDS. O cidadão também pode ter informações entrando em contato com a Ouvidoria do ministério e pelo Disque Social 121.
Onde ouvir
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome