Fernão Dias: Ministério dos Transportes moderniza contrato da BR-381/MG/SP no último leilão de 2025

Segunda rodovia mais movimentada do Brasil, a BR-381/MG/SP, conhecida como Fernão Dias, inicia um novo capítulo a partir desta quinta-feira (11). No último leilão de 2025 realizado pelo Ministério dos Transportes, o trecho de 569 quilômetros entre Belo Horizonte e São Paulo foi arrematado pela Motiva, que ofereceu desconto de 17,05% sobre a tarifa básica de pedágio e irá aplicar R$14,8 bilhões na estrada. Duas outras empresas – Arteris e EPR – também participaram do certame.

“Minas Gerais contrata, com esse leilão de hoje, R$80 bilhões de investimento para a infraestrutura do estado e, certamente, nos próximos anos vai viver o maior ciclo de investimento em infraestrutura da sua história. Com esses investimentos, Minas Gerais vai diminuir a diferença para São Paulo e vai impulsionar o desenvolvimento do Brasil, porque é um dos motores do crescimento desse país”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

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Este é o quarto leilão de otimização realizado pela pasta, modelo que foi desenhado pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de modernizar e reequilibrar contratos de concessão que já não atendiam como previsto inicialmente.

No caso da Fernão Dias, o diagnóstico apontou custos operacionais elevados, especialmente para o transporte de cargas, devido à deterioração do pavimento. Dos cerca de 250 mil veículos que passam diariamente pela rodovia, 37,1% são caminhões. Ao longo de 2024, foram registrados 52 dias de interrupções totais ou parciais da pista, decorrentes de acidentes e tombamentos de veículos pesados.

Para resolver esse tipo de situação, o novo contrato prevê mais de R$5 bilhões, somente na melhoria do asfalto. Originária da reestruturação do Grupo CCR, a Motiva está presente em 13 estados brasileiros e administra 3.615 quilômetros de rodovias, que atendem diariamente cerca de 3,4 milhões de veículos.

“Gostaria de destacar o trabalho do Ministério dos Transportes, saudar esse processo de consensualismo, que é um processo que já está se mostrando vencedor há muito tempo. Esse ativo é completamente aderente à estratégia da Motiva, é um ativo grande, complexo, em uma região estratégica para nós. E a gente vai cuidar muito bem dessa rodovia”, garantiu Eduardo Camargo, presidente da Motiva, que irá administrar a Fernão Dias pelos próximos 15 anos.

Da tradição mineira ao dinamismo paulista

Mais do que facilitar o deslocamento entre São Paulo e Belo Horizonte, a Fernão Dias funciona como um eixo estratégico para o transporte de insumos dos dois estados, desde minérios até bens agrícolas e industriais. Juntas, as duas potências econômicas respondem por cerca de 50% do PIB da região Sudeste e pelo maior volume da produção nacional de itens como leite e café, tão presentes no dia a dia dos brasileiros.

No total 33 municípios – paulistas e mineiros – serão diretamente beneficiados, gerando mais de 137 mil empregos e fortalecendo cadeias produtivas, rotas logísticas e o deslocamento cotidiano de milhões de brasileiros.

“Eu quero aproveitar essa oportunidade para registrar o agradecimento de Minas Gerais ao trabalho que tem sido feito pelo governo Lula e pela sua equipe nas rodovias de Minas Gerais. Há avanços muito significativos na forma como a infraestrutura do nosso estado vem sendo tratada ao longo desses últimos três anos. A modernização que é corporificada no contrato de concessão da Fernão Dias significa muito para nós”, afirmou Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais.

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Recursos inéditos

O resultado desse certame encerra o terceiro ano do maior ciclo de investimentos rodoviários do país. Até o fim da atual gestão, o Ministério dos Transportes terá realizado 35 concessões, sendo 22 apenas entre 2023 e 2025.

“Nós terminamos o ano felizes. E no ano que vem nós teremos 14 leilões rodoviários, vamos bater o recorde de 2025. Isso marca o governo do presidente Lula como o governo campeão de investimentos em infraestrutura, que vai construir um ambiente para o próximo ciclo, de 2026 a 2030, de mais crescimento econômico, mais emprego, de fortalecimento da exportação e de destaque do Brasil na comunidade internacional”, finalizou Renan Filho.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes