4.3 C
Ponta Porã
quinta-feira, 19 de maio, 2022
InícioRegiãoFestival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico...

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito


A pavimentação da MS-345 (antiga Estrada do 21), em execução pelo Governo do Estado em quatro frentes de obras em seus 100 km – da BR-419, em Anastácio, a Bonito – começa a mudar o turismo na região, dando visibilidade a um atrativo que até então não fazia parte do catálogo de produtos do melhor destino de ecoturismo do Brasil: a pesca.

Com a realização do 1º Festival de Pesca Esportiva, promovido pela prefeitura de Bonito e apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o distrito de Águas do Miranda, cortado pela rodovia, passa a fazer parte da prateleira de atrativos que o município promove em grandes feiras nacionais e internacionais. O festival é o divisor de águas para o turismo da vila.

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito
Pescadores chegaram cedo à barranca do Rio Miranda, na manhã deste sábado, para a largada do torneio de pesca

“Vamos preparar o distrito para se tornar um grande polo de pesca esportiva, reorganizando o setor e melhorando os serviços, antevendo um boom com a chegada do asfalto”, afirma Juliane Salvadori, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito. Segundo ela, o município vai trabalhar na promoção da pesca em família e incentivar a prática feminina, predominante no festival.

Realizado neste fim de semana no Rio Miranda, o Festival de Pesca já traduz o novo momento do turismo no distrito, distante 180 km de Campo Grande e a 70 km de Bonito. O evento conta com 45 equipes inscritas e atraiu centenas de turistas, inclusive de São Paulo e Paraná, lotando parcialmente os hotéis, pousadas e pesqueiros, que, juntos, disponibilizam 600 leitos.

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito
Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, abriu o festival: agradecimento ao governador Reinaldo Azambuja e ao ex-secretário Eduardo Riedel

A vila se agita

“A gente nunca teve aqui um movimento desse em 45 anos, o asfalto trará grandes mudanças e a presença do governo e da prefeitura trazendo benefícios para a comunidade dará um grande impulso na nossa vila”, sintetiza a empresária e ex-pescadora Maria Aparecida Santos de Souza (Cida), cujo restaurante, no centro da vila, ficou lotado na abertura do torneio, ontem (13) à noite.

Junto com os investimentos do Estado em infraestrutura, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues pretende implementar várias ações para dar suporte ao projeto de fomento ao turismo. Ele anunciou a implantação de um porto municipal, reurbanizando a orla do Miranda, e a instalação de um departamento da secretaria de Turismo no distrito.

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito
Centro de Águas do Miranda foi palco da abertura do festival, com praça de alimentação e de artesanato

“Este é o primeiro de muitos festivais (de pesca) e nos orgulha muito promover esse evento com o apoio do Governo do Estado, da Câmara de Vereadores e dos empresários locais”, disse o prefeito, ressaltando que a obra da pavimentação da MS-345 foi compromisso do governador Reinaldo Azambuja e concretizada pelo ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel.

A presença da gestão pública e a movimentação de máquinas e operários preparando a MS-345 para receber o pavimento anima o trade turístico local. “Chegou o nosso momento, o asfalto era o grande sonho e o Festival de Pesca vai abrir as portas”, comemora a empresária Sônia Maria Percigili, 52. Ela administra o Pesqueiro Santa Inês e representa a prefeitura no distrito.

 

A largada do Festival de Pesca ocorreu às 7h deste sábado, próximo à ponte de concreto sobre o Rio Miranda, com a participação de 45 equipes e cerca de 250 pescadores. O evento conta com o apoio da Marinha, Polícia Militar Ambiental (Pma) e Corpo de Bombeiros. A pesca é realizada em uma extensão de 20 km, entre a Praia do Salto e a Cabana do Pescador.

A subida do nível do rio em mais de dois metros em uma semana, devido às fortes chuvas que ocorreram na região, deve favorecer a pesca, embora a água estivesse fria no período da manhã, indicativo de pouca movimentação das espécies. Entre as equipes, predominância das mulheres. A fiscalização do evento é rigorosa quanto ao cumprimento do uso do colete.

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito
Alma Serrana foi a primeira atração do festival, com quase duas horas de show: neste sábado, sobe ao palco o grupo Tradição

A competição termina às 16h e teve intervalo para o almoço, na Cabana do Pescador, apoiador do festival. A grande disputa é pelo maior exemplar do dourado, que vale a primeira colocação. Quem fisgar o maio peixe de couro e o maior peixe de segunda também serão premiados. Um barco de 6m, um motor 15 HP e um caiaque serão sorteados entre os participantes.

A abertura do festival ocorreu na noite de sexta-feira, no centro do distrito, onde foi montada uma tenda e a praça de alimentação e artesanato. A maioria dos moradores participou da solenidade, que contou com a presença do prefeito Josmail Rodrigues, vereadores e empresários. Ao final, o público cantou e dançou no ritmo fronteiriço do grupo Alma Serrana.

Texto: Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

MAIS LIDAS