Festival em Minas Gerais celebra a nova geração do café com competições inéditas e experiências sensoriais

De 1º a 4 de maio, o município de Andradas, em Minas Gerais, sediará a terceira edição do Andradas Café Festival, evento que promete movimentar a região com uma programação inteiramente gratuita dedicada a profissionais e entusiastas dos cafés especiais. Com o tema “A Nova Geração do Café”, o festival oferece experiências imersivas, palestras, degustações e três competições que destacam os talentos envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva do café.

Valorização da cadeia produtiva

O caminho do café até a xícara dos consumidores é longo e exige a atuação especializada de diversos profissionais, desde o cultivo na lavoura até o processamento e a torra dos grãos. O Andradas Café Festival busca valorizar cada elo dessa cadeia, promovendo competições e conteúdos que premiam os melhores representantes de cada etapa, reforçando a importância de um trabalho conjunto para a excelência do produto final.

Campeonato Regional de Torra

A marca Atilla estará novamente presente no evento com a realização do Campeonato Regional de Torra, coordenado pelo professor Leandro Paiva. A competição acontece de 2 a 4 de maio e tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cadeia de cafés especiais, além de valorizar produtores e profissionais do setor.

Vinte competidores, já previamente inscritos, irão disputar a melhor torra do café especial disponibilizado pela organização, obedecendo às regras estabelecidas. O vencedor receberá 20 quilos do café utilizado na competição, um troféu e uma vaga na final do campeonato Torrefação do Ano Brasil, promovido pela Atilla durante a Semana Internacional do Café (SIC), em novembro, em Belo Horizonte. As inscrições para esta edição já estão encerradas, mas o público poderá acompanhar as disputas ao vivo e torcer pelos participantes.

Desafio Koar

Outra atração é o aguardado Desafio Koar, competição baseada no método de preparo de café coado criado em Pernambuco, que utiliza filtro de cerâmica ou acrílico com sulcos em forma de onda, resultando em uma bebida de corpo marcante, doçura acentuada e baixa acidez.

Os participantes, que se inscreveram previamente via Sympla, receberam um Kit Competidor contendo um porta-filtro Koar de acrílico, um pacote de 250 gramas do café oficial do evento e filtros de papel para treinamento. A competição será realizada em etapas eliminatórias, onde, a cada bateria, o competidor que apresentar a melhor extração avança para a próxima fase. O campeão receberá como prêmio um Koar de cerâmica, suporte de acrílico, pacote de filtros de papel e um decanter. A coordenação do desafio ficará a cargo do especialista em cafés Paulo Rica.

Desafio Cup Tasters

O Desafio Cup Tasters também integra a programação e é aberto a profissionais de diferentes segmentos da área do café, independentemente de formação ou experiência prévia. A prova consiste em oito minutos para identificar, em oito grupos de três xícaras, a bebida que difere das demais em cada conjunto — seguindo o modelo do campeonato nacional.

A taxa de inscrição será revertida em apoio ao atual Campeão Nacional de Cup Tasters, Bruno Megda, que coordenará a competição e representará o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, em junho, na cidade de Genebra, na Suíça. Vale lembrar que, em 2024, o Brasil conquistou o título inédito de campeão mundial com o barista Dionathan Almeida.

Apresentação e cobertura

A condução das competições ficará por conta das jornalistas e especialistas em café Mariana Proença e Natália Camoleze, que garantirão ao público uma experiência completa de informação e entretenimento durante o festival.

Inscrição via Sympla

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio