Festival Mais Cultura 2022 acontece entre os dias 26 e 30 de setembro

Entre os dias 26 e 30 de setembro, o Festival Mais Cultura levará apresentações artísticas e culturais, oficinas e palestras à comunidade universitária, gratuitamente. A programação conta com atividades on-line e presenciais, na Cidade Universitária, em especial com a comunidade acadêmica do curso de música, letras e educação artística da UFMS.

Para o Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes, o Festival é uma oportunidade de vivência artística dentro da Universidade.  “O nosso Festival conta com apresentações musicais, peças de teatro e tantas outras atrações. Nós iremos até as pessoas e ofereceremos obras de arte de muita qualidade”. Estão previstas também apresentações no Teatro Glauce Rocha, sempre no período noturno. Nesta ocasião a fisiculturista Janaina Braga, estará fazendo uma releitura poética, e apresentar-se-á dia 28 de setembro, exaltando a verve  literária de Rosildo Barcellos, interpretando e declamando uma de suas de poesias. Entre os ensaios e o desenvolvimento de suas atividades profissionais,, conseguimos uma pausa na intensa vida de Janna Braga, para uma breve entrevista.

Conte para nós, como tudo começou.

Um início de manhã em julho. Era meu aniversário. Nesta mesma data se comemorava o aniversário do meu pai, que não está mais conosco. No momento que peguei a xícara e  que sentia o gosto do café, veio com ele o calor de parabéns da minha mãe e a lembrança dos ensinamentos do meu pai. E de repente entra pela porta o sempre amado Val Franco, trouxe um “bouquet” de flores, um livro e o jornal do dia.  Mas por ser a primeira vez que passava sem meus pais estava ainda mais emotiva. Abrindo o livro na primeira poesia, primeira linha estava estampado “ Faz blasonar seus ideais, efluviante retrato”, Na hora senti um arrepio da força da expressão poética, desse ser maravilhoso e incrível que é Rosildo Barcellos.

E qual foi sua primeira atitude

Nesse dia ergui a cabeça e entendi que as pessoas podem sim ajudar claro, mas certas decisões também tem de serem efetivadas de dentro para fora. Me levantei e quis mudar a minha realidade. Me desafiei e claro, não foi nada fácil e de alguma forma é um pensamento solitário. E então como mulher eu pensei na fênix, e que em algum momento devemos sair de nossa zona de conforto e impactar.  Saiba que já estive com 24  kg acima do meu peso e pasmem: fazia atividade física, que aliás eu amo fazer. Mas sabia que faltava alguma coisa. Aliás muitas coisas. Na vida tudo é um conjunto de ações para que possamos ter resultado. Reeducação alimentar, atividade física, suplementação orientada, uma vida afetiva atraente e atrativa. E assim setembro chegou e movida por aquelas palavras da poesia comecei a me despir das situações ruins, das pessoas mal intencionadas, do desamor e da falta de amor e assim, completamente nua da falta de reciprocidade, das fofocas e dos pensamentos negativos, entendi que precisava reescrever a minha história, e entender que precisamos levantar quantas vezes forem necessárias. Não se trata da força que voce tem pra bater mas o quanto nos vemos injustiçados e de repente o quanto podemos resistir e tendo deus pra nos dar essa resiliência e assim idealizei pro Mato Grosso do Sul o Suchá Detox e tenho usado, tenho sugerido e  a diferença na vida das pessoas tem aparecido, com meu próprio exemplo. E de repente  eu estava desenvolvendo o primeiro “ podcast” de esportes do estado. E assim fisiculturista cheguei ao palco: POSEIDON que na mitologia grega significa Deus dos mares ,tempestade ,terremotos e cavalos e a frente do palco: eu JANNA BRAGA- Janaína – nome indígena que significa Iemanjá rainha do mar. Representando os traços da mulher sul-mato-grossense.

E tudo isso começou com uma poesia ?

Uma poesia e o amor das pessoas que nos são caras, que nos envolvem com seu carinho. E por isso tomei a decisão de  dentro da programação do recital poético do Festival Mais Cultura de 2022, dia 28 de setembro com a presença de poetas e poetisas da ALBMS e ALBCG (Academia de Letras do Brasil), irei interpretar a poesia “Os desígnios da Vida” de Rosildo Barcellos que está no e-book “Poesias de Quarta” lançado pelo Instituto Federal da Paraíba IFPB – campus Cajazeiras, em 2021. Essa poesia traz de forma lírica toda essa odisseia que vivi e o pedido do não esmorecimento. A felicidade está lá sim, mas temos de ir ao seu encontro, temos de deixar e permitir que algumas coisas aconteçam em nossas vidas e  o Rosildo Barcellos tem todo esse baú de conhecimento de vida e de sentimentos que ele passa para o papel. Ele transita com notoriedade, passeia pelas palavras, brinca até com elas ou se deixa brincar. Pra mim ele é o menino que carrega água na peneira, como dizia Manoel de Barros. Sou apaixonada por sua obra, seus livros, suas antologias e não perco cada artigo novo que é publicado  Afinal passam de 1500 artigos dos mais variados assuntos. Pra mim  ele é o maior articulista vivo do Mato Grosso do Sul, e merecedor de homenagens como essa. Neste dia estarei declamando e interpretando  essa poesia que me tocou de forma tão singular. Vou tentar passar com a minha voz e a minha interpretação, um pouco do que sua caneta passa para o papel. É muito amor envolvido nesse caminhar, sempre que encontro alguém falando do que ele fez, todas tem um brilho de agradecimento no olhar com perspectiva de futuro. É assim que eu o vejo. A vida dele tem tudo a ver com seu primeiro livro “Histórias e estórias que a vida nos faz contar”, e estou super ansiosa pelo próximo livro, que será lançado nos próximos dias “O pequeno Príncipe, um olhar Poético”, organizado pelas queridas Manu  E Cris Rochavetz, de Curitiba/PR, onde ele escreve a apresentação.

 Quer deixar algum recado para os nossos leitores?

Bom, os leitores do pontaporainforma, já estão acostumados, de todas as semanas, a lerem as contribuições dele para a cultura, mas quero aproveitar este momento para dizer que meu desejo é que você leitor, tenha forças pra recomeçar de cabeça erguida. Volte a sonhar, reconheça a força de conquista que há dentro de você. Coloque num papel, novos projetos em sua vida ou retome o mesmo projeto….olhe pra onde você esta hoje e pense aonde  quer chegar!! Permita- se viver e tenha o controle de sua vida. Abrace seus pais, aproxime-se deles, esteja disponível para seus filhos. Procure entender as pessoas. Não é a toa que estamos no setembro amarelo. Mesmo com cicatrizes profundas, existe vida dentro de você  e deixe a poesia conduzir seus dias e Deus abençoar sua vida. Que nós saibamos entender o movimento das chamas, que o calor do amor aqueça os medos e inseguranças. Você é edição limitada, então aja de acordo! E as coisas que começaram a acontecer a partir daquele dia eram tão lindas e grandiosas que mau posso descrevê-las… Pra mim, apenas o início de uma grande história Todo o antes e as aventuras vividas haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro.  Agora finalmente está começando o capítulo I da grande história, na qual cada capítulo é muito melhor que o anterior. Nunca foi o fim…. e a poesia tem tudo a ver com isso!

Da redação