20 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

Festival Surdolímpico reúne mais de 100 participantes na Capital

O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, acompanhou as atividades nesta tarde

Campo Grande está reunindo mais de 100 pessoas durante o Festival Surdolímpico, primeiro evento destinado exclusivamente a surdos. O evento ocorre neste sábado no ginásio poliesportivo da Vila Almeida, região oeste da Capital, com disputas no futebol society, handebol e badminton.

A professora de Educação Física da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e responsável pelo evento, Cleia de Souza, conta que o convite foi feito junto as associações de surdos da Capital de 12 a 55 anos de idade.

Festival Surdolímpico reúne mais de 100 participantes na Capital
Leonardo diz que consegue fazer novos amigos no evento (Foto: Paulo Francis)

Leonardo Leinbecker, de 27 anos, é surdo e diz que o evento é importante para conhecer pessoas com a mesma deficiência.

“O esporte serve para para unir, consigo fazer amigos de outras associações. Primeira vez estou praticando algum esporte”, diz.

Estela dos Santos, de 40 anos, é técnica de laboratório e participa pela primeira vez de um evento desse porte. “Um grande movimento da comunidade surda. Jogo futebol desde criança e durante a fase a adulta ficou mais intenso na minha vida. Fico feliz  em ver esse tipo de evento e ver criança surdas participando”.

Festival Surdolímpico reúne mais de 100 participantes na Capital
Estela diz estar feliz com evento desse tamanho (Foto: Paulo Francis)

O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, acompanhou as atividades nesta tarde e contou que atrações similares devem ocorrer ao longo do ano.

“Estamos com projeto que é o MS Mais Acessível, durante todo ano fazer atividades para a comunidade surda. Este é o primeiro evento. Para nós é uma alegria porque a gente vê a felicidades deles”, diz.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS