FICCO/PB deflagra operação para combater organização criminosa com atuação no estado da Paraíba

João Pessoa/PB. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba- FICCO/PB deflagrou, nesta quinta-feira (26/6), a Operação Themis, com o objetivo de desarticular uma célula de organização criminosa com forte atuação no estado da Paraíba. O grupo era dedicado ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro, sendo comandado de dentro do sistema prisional.

A investigação teve início após a análise de um aparelho de telefone celular apreendido em uma unidade prisional do estado, o que permitiu identificar uma estrutura criminosa hierarquizada, com clara divisão de tarefas, que continuava a perpetrar crimes mesmo com seu líder recluso. Foram mobilizados policiais federais para o cumprimento de 7  mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Regionalizada de Garantias do Tribunal de Justiça da Paraíba.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Patos/PB e João Pessoa/PB, inclusive em estabelecimentos do sistema penitenciário paraibano. A ação visa descapitalizar a facção, colher novas provas e interromper a comunicação entre os membros da organização.

A FICCO/PB é composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, tendo como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no sertão paraibano.

Comunicação Social da Polícia Federal na PB
[email protected]

Fonte: Polícia Federal