FICCO/PR e Gendarmería Nacional Argentina apreendem mais de 9 toneladas de drogas na Argentina

Curitiba/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PR), participou de uma ação conjunta com a Gendarmería Nacional Argentina que resultou em uma das maiores apreensões de maconha da história da Argentina.

O trabalho de cooperação internacional entre as forças brasileiras e argentinas possibilitou o monitoramento e a identificação de um caminhão de origem brasileira que transitava pela Ruta Nacional 12, na província de Misiones. A ação foi executada pelo Escuadrón 10 “Eldorado” da Gendarmería, com base em informações qualificadas produzidas pela FICCO/PR.

Durante a abordagem, os agentes argentinos identificaram inconsistências nos documentos de transporte apresentados pelo motorista. A inspeção detalhada, com apoio de cão detector de narcóticos, levou à descoberta de 326 fardos, contendo 11.667 tabletes de maconha, totalizando mais de 9 toneladas da droga. O condutor, um cidadão brasileiro, foi preso em flagrante pelas autoridades argentinas.

As verificações também confirmaram que o caminhão utilizado no transporte ilícito possuía registro de roubo em Morón, na província de Buenos Aires, e circulava com placas adulteradas.

A ação conjunta reforça o compromisso da Polícia Federal no enfrentamento ao crime organizado transnacional, especialmente no combate ao tráfico de drogas nas regiões de fronteira, e evidencia o elevado nível de integração entre as agências de segurança do Brasil e da Argentina.

Comunicação Social da PF no Paraná
[email protected]

Fonte: Polícia Federal