Força-Tarefa desarticula organização criminosa que concedia aposentadorias rurais fraudulentas

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), no Piauí, a Operação Esteio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de benefícios de aposentadoria por idade rural, mediante a falsificação e o uso de documentos públicos falsos. A investigação teve origem a partir da análise de material apreendido na Operação Bússola, deflagrada em 2021.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em endereços localizados na capital Teresina (PI). Também foram determinadas medidas de afastamento de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do exercício da função pública.

De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), considerando uma amostragem de 93 benefícios analisados, o prejuízo estimado supera R$ 6 milhões já pagos, além de uma economia projetada de R$ 9,3 milhões em futuros pagamentos, evitados a partir da detecção das fraudes. A Polícia Federal prossegue com as investigações para identificar a extensão do esquema e a participação de outros envolvidos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e corrupção passiva.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Fonte: Ministério da Previdência Social