Durante a Operação Boas Festas, a Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência inicialmente registrada como estelionato, que acabou sendo caracterizada como ameaça, envolvendo uma negociação fraudulenta de motocicleta anunciada em rede social. O fato ocorreu na tarde deste sábado (20).
A equipe de Força Tática deslocou-se até o local após acionamento do COPOM e constatou que a vítima havia anunciado uma motocicleta em uma plataforma digital pelo valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Durante a suposta negociação, dois indivíduos compareceram à residência do vendedor da motocicleta alegando que fariam o transporte (frete) do veículo, pois o comprador estaria no município de Aral Moreira.
No entanto, o proprietário informou que não entregaria o veículo pois não havia recebido nenhum valor pela venda. Em seguida, foi apresentado por parte dos dois indivíduos um comprovante de transferência eletrônica no valor de R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais), valor bem inferior ao anunciado pelo vendedor. Ainda, a transferência foi destinada a uma mulher desconhecida de ambas as partes. Diante da divergência de informações, os envolvidos perceberam que se tratava de um golpe.
Ao ser informado da situação, o suposto comprador passou a enviar mensagens de áudio, fazendo ameaças ao proprietário da motocicleta, afirmando que buscaria a motocicleta “de qualquer jeito”, proferindo frases de intimidação e violência. Em razão das ameaças, a Força Tática, dentro das ações preventivas da Operação Boas Festas, conduziu os envolvidos até a Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e providências legais cabíveis. O autor das ameaças não estava presente no local, sendo identificado apenas por contato telefônico.
A Polícia Militar orienta a população para que, ao perceber qualquer atitude suspeita, interrompa imediatamente a negociação e procure a Polícia Militar para orientação. Em caso de golpe consumado, registre um boletim de ocorrência o quanto antes.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4


