Forças Armadas compartilham experiências em emergências sanitárias e catástrofes naturais com países de língua portuguesa


Brasília (DF), 26/2/2025 –
Durante dois dias, as Forças Armadas brasileiras compartilharam experiências em emergências sanitárias e catástrofes naturais para países de língua portuguesa. O XX Encontro de Saúde Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL) ocorreu na sede do Ministério da Defesa, em Brasília (DF), nos dias 24 e 25, reunindo representantes da Angola,   Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Hisaac Gomes-MD-39.jpg
.

O evento abordou a atuação das Forças Armadas em emergências sanitárias e situações de catástrofes, tanto naturais quanto provocadas. Foram discutidos temas como o preparo e a resposta dos hospitais militares frente a emergências em saúde pública, prevenção de zoonoses emergentes, como doenças tropicais negligenciadas e medicina operacional. A defesa nuclear, biológica, química e radiológica, além da saúde mental, também foram debatidos. Os palestrantes destacaram, ainda, o emprego de militares em eventos sanitários junto à sociedade, como no combate à epidemia de dengue e a atuação na Terra Indígena Yanomami.

A Secretária Adjunta da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo, ressaltou a importância da troca de experiências e da renovação do conhecimento. “É de extrema utilidade identificar as formas de planejamento, de preparo e de emprego do apoio dos profissionais envolvidos nas ações sanitárias em resposta aos agravos e as demandas decorrentes de ações, involuntárias ou intencionais, que afetam o campo da Saúde Militar”, disse.

Hisaac Gomes-MD-37.jpg
.

Para a Diretora de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa, Contra-Almirante Médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, a troca de experiências propicia a evolução e o aprimoramento de sistemas, protocolos e capacitação. “As respostas efetivas e eficientes às ações sanitárias, involuntárias ou intencionais, tornam-se cada vez mais viáveis a partir dessa troca de conhecimento e experiências com as Forças Armadas dos países-membros da CLPL”, disse.

O evento contou ainda com a participação do Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, do representante do Fórum de Saúde Militar da CLPL, Nuno Caeiro, além de autoridades, militares e profissionais da área da saúde.

Por Ascom, com informações da Sepesd.
Fotos: Hisaac Gomes 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 

Fonte: Ministério da Defesa