Formação sobre Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI) encerra a trilogia com foco das periferias urbanas

Crédito: SNDUM/MCID

O último curso da série sobre Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI) já está disponível para acesso. A terceira e última formação, “Desenvolvimento Urbano Integrado em territórios periféricos”, passa a integrar, a partir de hoje, o Portal Capacidades e a Plataforma EV.G, encerrando a trilogia.

A série, composta por três capacitações, é fruto da cooperação entre a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), o Instituto Pólis e a GIZ, no âmbito do Projeto Cidade Presente, que tem como objetivo promover cidades mais inclusivas, sustentáveis e democráticas.

Nesta terceira, o foco é ampliar a visão sistêmica do planejamento urbano integrado, considerando as especificidades dos territórios periféricos e fortalecendo o alcance do direito à cidade em suas múltiplas dimensões e dinâmicas urbanas.

O curso discute os principais desafios enfrentados pelas periferias urbanas, como mobilidade, acesso a serviços, inclusão social e melhoria das condições de vida. Também apresenta estratégias para integrar políticas públicas e promover intervenções participativas, alinhadas ao desenvolvimento urbano sustentável e democrático.

A estrutura do curso é organizada em três módulos:

  • Conhecendo os desafios dos territórios periféricos;
  • Estratégia de Desenvolvimento Urbano Integrado em territórios periféricos;
  • Urbanização de favelas e outras iniciativas de DUI em territórios periféricos.

Com o encerramento da série, a trilogia consolida uma formação abrangente sobre a estratégia de DUI, contemplando diferentes realidades e nuances das dinâmicas urbanas brasileiras.

Carga horária e certificação

O curso Desenvolvimento Urbano Integrado em territórios periféricos possui 30 horas, é gratuito, EaD e autoinstrucional, com certificação emitida pela Plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G).

A formação é aberta ao público em geral, com público-alvo preferencial composto por agentes públicos de todos os níveis federativos, especialmente gestores e técnicos municipais.

No Portal Capacidades, também estão disponíveis outras produções que aprofundam o tema, como a publicação Caminhos para planejar cidades integradas – estratégias para um desenvolvimento urbano integrado”. 

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades