Foz do Iguaçu recebe núcleo do Programa Revelar Talentos na Canoagem Slalom

A Canoagem Slalom ganhou bastante destaque durante os Jogos Olímpicos de Paris, especialmente com os memes criados sobre a atleta Ana Sátila, em razão da quantidade de provas que disputou. Com o objetivo de impulsionar novos talentos na modalidade, o Ministério do Esporte lançou um núcleo do Programa Revelar Talentos em Foz do Iguaçu.

Por meio da Secretaria Nacional de Excelência Esportiva (SNE) do Ministério do Esporte (MEsp), a iniciativa, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), busca especializar e aperfeiçoar jovens atletas, com idades entre 15 e 17 anos, para o desenvolvimento da Canoagem Slalom, preparando-os para futuras competições internacionais.

“Tenho toda certeza de que este trabalho trará grandes frutos para a canoagem e para o esporte olímpico brasileiro. A partir da iniciação desses jovens atletas pelo Revelar Talentos, eles poderão migrar futuramente para a seleção brasileira. É uma modalidade que nos dá muita alegria, e esperamos que, no futuro, nos traga ainda mais medalhas”, afirmou a secretária da SNE, Iziane Marques.

Iziane Marques e Rafael Girotto.Foto: Fabio Canhete/CBCa
Iziane Marques e Rafael Girotto.Foto: Fabio Canhete/CBCa

O programa, que funcionará no Canal de Itaipu, contempla a seleção e admissão de atletas, contratação de equipe técnica e administrativa, implementação de programas de treinamento, participação em competições nacionais e internacionais, acompanhamento interdisciplinar, apoio logístico e avaliação de desempenho.

“Foz do Iguaçu, historicamente, foi e é muito importante para a canoagem brasileira. Daqui saíram vários atletas olímpicos, que vieram para Foz e aqui treinaram. O Ministério do Esporte vem desenvolvendo um trabalho fantástico, apoiando o esporte brasileiro no desenvolvimento e no alto rendimento, e tenho toda certeza de que essa iniciativa trará grandes frutos para a canoagem e para o esporte olímpico brasileiro”, destacou o presidente da CBCa, Rafael Girotto.

Além da formação esportiva, o programa também promove ações de educação ambiental em parceria com a Itaipu Binacional, integrando a sustentabilidade ao processo formativo dos atletas.

Outras ações

Durante a visita a Foz do Iguaçu, a secretária do MEsp visitou também o Instituto Meninos do Lago, o maior projeto de base da Canoagem Slalom no Brasil, que atende mais de 1.200 crianças. No local, ela teve a oportunidade de conhecer o projeto de caiaque polo, uma das modalidades oferecidas, realizada em piscinas no próprio centro. Além disso, visitou as instalações do ginásio, a sala de tatame e acompanhou de perto o funcionamento da cozinha que atende os jovens do projeto.

“O Instituto Meninos do Lago é um verdadeiro celeiro de talentos, que já revelou atletas para as seleções brasileiras e para o mundo, promovendo a formação cidadã, esportiva e social de centenas de jovens”, completou Iziane Marques.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte