13.2 C
Ponta Porã
sábado, 17 de outubro, 2026

Fronteira unida para combater a dengue e chikungunya

16/03/2015 14h50

Ações de saúde foram desenvolvidas na linha internacional

Divulgação

Uma ação em conjunto da Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de vigilâncias epidemiológicas e controle de vetores do Brasil e do Paraguai, com o comitê Interfronteiriço realizaram um encontro com o propósito de declarar guerra à dengue e a febre chikungunya, o encontro das autoridades sanitárias ocorreu nas primeiras horas da manhã na linha internacional.

Em maio de 2014 a Prefeitura Municipal, através do prefeito Ludimar Novais, fez a doação de 400 litros de Deltametrina e 300 kg de larvicidas, material suficiente para trabalhar um ano no combate à proliferação do mosquito da dengue em Pedro Juan Caballero.

Do Brasil estiveram presentes: A Secretaria Municipal de Saúde, através da gerente de Vigilância em Saúde, Marina Derzi; o coordenador do setor de vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Edilson Melgarejo; coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sonaira Soares Albuquerque; coordenadora do programa de Tuberculose e Hanseníase, Stella Guerra e a coordenadora do programa de Saúde do Trabalhador, Isabela Pinni.

Do Paraguay: O Serviço Nacional de Erradicação de Paludismo (SENEPA), de Pedro Juan Caballero e o Chefe de Zona operativa XIII, Leôncio Delgado, chefe de pessoal, Agustin Coronel, encarregada da unidade epidemiológica regional, licenciada Ingrid Genaro, representante do conselho local da saúde da municipalidad de Pedro Juan Caballero, Margarita Gonzales, chefe regional de promoção da saúde da XIII região, Cristina Gonzales, e a licenciada em educação da SENEPA, Margarita Dias de Montegia.

Foto: lucho Rocha