04/11/2016 16h30
Evite usar uma lesão como justificativa para desanimar ou até mesmo deixar de se exercitar
Globoesporte
Seja você um veterano nos treinos ou iniciante, em algum momento o seu corpo pode reclamar. As pequenas lesões, coisas que acontecem no nosso cotidiano ou resultado de lesão por esforço repetitivo (LER), podem gerar duvidas ou atrapalhar nossa rotina de treinos. Uma lesão pode ser uma pedra no caminho, mas isso não significa que seu destino não será alcançado. Tem sempre alguma coisa que você pode fazer.
Se aparecer, primeiro trate-a e dê a devida importância. Até pequenas entorses de tornozelo, essas que as mulheres dão toda hora por causa do salto alto, podem gerar complicações futuras. Fisioterapia, liberação miofascial, gelo e exercícios específicos podem fazer toda diferença. E, enquanto isso, se não puder correr, por exemplo, você pode fazer um treino aeróbio utilizando remo, bicicleta ou natação.
O remo faz um trabalho aeróbio tão bom e intenso como uma corrida e sem gerar impacto. A natação e a bicicleta são outras opções que, quando organizadas, ou seja, com uma prescrição adequada, não deixam nada a desejar.
Já na musculação se não dá pra empurrar (agachamento,leg press, passadas) recorra às maquinas mais segmentadas (cadeiras extensora, flexora, abdutora e adutora) e foque em outras partes de corpo que, na maioria das vezes, você deixa de lado porque não dá tempo de fazer.
Nosso corpo tem quer estar sempre treinando, se adaptando, reconstruindo. Para isso, o treino, alimentação e sono têm que funcionar bem para alcançar os resultados esperados. Se no meio do caminho aparecer uma pedra não significa que você precisa parar. É necessário encontrar uma maneira de continuar.
Não use uma lesão como desculpa para desanimar ou deixar de treinar. Quando queremos, nós achamos um jeito pra tudo. Mantenha o foco e siga no caminho. Bom treino!
DEBORAH POVOLERI
Educadora física pós-graduada na área de fitness e saúde com experiência de 15 anos no Brasil e no exterior. Possui certificações internacionais como CrossFit, HIIT, Body Systems, Fisio Ball, Fit Flex. Atua como Head Coach de CrossFit e Personal Trainer.


