Gás do Povo tem início em Teresina

O Gás do Povo, que garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social, teve início, nesta segunda-feira (27.11), em Teresina. A capital está entre as dez contempladas na primeira fase da operação nacional do programa, que conta com investimento de cerca de R$ 94 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O secretário-executivo da pasta, Osmar Júnior, acompanhou o início das operações no município. “O Programa Gás do Povo vai atender a mais de 15 milhões de famílias no Brasil, exatamente a parcela da nossa população que não tinha um acesso regular à oferta do gás, que é uma energia fundamental para alimentação”, salientou. “A iniciativa permite que as famílias que mais precisam tenham gás para confeccionar sua alimentação, sem ter que recorrer à lenha e outros expedientes até mais perigosos que causaram muitos acidentes e problemas de saúde ao longo do tempo”, completou. 

Cerca de 1 milhão de famílias vão receber gás de cozinha gratuitamente nas dez capitais contempladas na primeira fase da operação. Além de  Teresina, integram a lista, em ordem de número de famílias atendidas: São Paulo (323 mil famílias), Salvador (170,6 mil), Fortaleza (122,4 mil), Recife (101 mil), Belém (92,8 mil), Belo Horizonte (52 mil), Goiânia (42,5 mil), Natal (30,5 mil) e Porto Alegre (24 mil famílias).

As famílias são selecionadas pelo MDS e devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Quem já recebe o Bolsa Família tem prioridade.

Para a beneficiária Elizângela Oliveira, moradora da Vila Irmã Dulce, em Teresina, a iniciativa traz benefícios. “É uma ajuda muito bem-vinda, porque às vezes o gás acaba, como já aconteceu comigo, e eu tenho que cozinhar com carvão”, relatou a mãe de dois filhos. Ela também ressaltou que o que será economizado pode acrescentar na alimentação de outra forma. “Pode ser um lanche para meus filhos. Então, eu fiquei muito feliz”.

Valtercides Sousa, representante do Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo do estado do Piauí (Sindirgas), reafirma a importância desta política. “Nos sentimos também responsáveis. O Governo fez o programa e nós agora, de fato, vamos fazer esse trabalho das entregas aqui. O beneficiário vai receber agora o produto que vai chegar na casa dele combatendo a pobreza energética”, salientou.

Para Francisco Elizomar, superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, o programa vai melhorar significativamente a qualidade de vida dessas famílias, que terão acesso ao gás de forma gratuita. “Isso ajuda no preparo dos alimentos, com mais comodidade e mais segurança, evitando a queima de outros produtos, como lenha, contribuindo efetivamente com a questão da sustentabilidade”, destacou.

Gás do Povo 

A operação marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Com isso, o Gás do Povo consolida-se como uma das maiores políticas públicas do país voltadas ao combate à fome, à pobreza energética e aos riscos associados ao uso de fontes inadequadas para cozinhar.

O início da operação marca a transição do formato anterior, baseado em pagamento em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha. Esse avanço torna o benefício mais eficaz, reduz fraudes e garante que o recurso chegue onde deve chegar: na recarga do botijão utilizado no dia a dia das famílias.

Trata-se de uma das principais ações do Governo do Brasil para fortalecer a segurança energética, promover o cozimento limpo e ampliar o acesso ao gás de cozinha como instrumento de dignidade e justiça social. A iniciativa reduz a dependência de lenha e de combustíveis poluentes que afetam principalmente mulheres e crianças, contribuindo para a promoção da saúde e para a proteção ambiental.

.
.

 Assessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome