O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Chico Macena, inaugura nesta quinta-feira (18), às 9h, a Casa do Trabalhador em Belém (PA). Localizada no bairro Batista Campos, a unidade é a terceira entregue pelo Ministério na região Norte e a 12ª no país dentro do processo de modernização e padronização das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Coordenada pelo MTE desde 2023, a iniciativa tem como objetivo ampliar, qualificar e modernizar a rede de atendimento ao trabalhador, com a expansão da carta de serviços oferecidos à população.
A nova unidade disponibilizará serviços como intermediação de mão de obra, habilitação para o seguro-desemprego, orientações trabalhistas, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e atendimento voltado à imigração. O espaço também contará com ações de qualificação social e profissional, além de iniciativas de incentivo ao empreendedorismo e à economia solidária.
A Casa do Trabalhador foi estruturada com ferramentas voltadas à inclusão digital, como um Laboratório de Informática equipado para a realização de cursos a distância e uma área de Autoatendimento Orientado, onde a equipe do Sine auxiliará os cidadãos no acesso a serviços disponíveis em ambientes virtuais.
A unidade contará ainda com atendimento especializado de assistentes sociais e psicólogos, ampliando o suporte oferecido aos trabalhadores e à população em busca de oportunidades, orientação e acesso a políticas públicas de emprego e renda.
Serviço:
Horário: 9h
Local: Travessa Padre Eutíquio, nº 1308, bairro Batista Campos, Belém (PA)

