Governo federal entrega 500 moradias em Itapipoca (CE)

Foto: Luís Fortes/MEC

O complexo residencial Vicente Antenor Ferreira Gomes, em Itapipoca (CE), foi entregue nesta segunda-feira, 3 de novembro. Com as 500 novas casas, mais de 2 mil pessoas de baixa renda serão beneficiadas. Representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou as ações no estado do Ceará que, além da habitação, contemplam também áreas como educação, ciência e tecnologia. 

O empreendimento contará, ademais, com equipamentos públicos como creche e uma unidade de saúde, além de biblioteca completa de uso coletivo. Ao todo, foram investidos cerca R$ 50 milhões por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 

“Cuidar das pessoas é o maior legado de um governante. Para as famílias que vão morar aqui, cuidem bem dessas casas. Vocês vão poder até ampliar no futuro, aumentar o espaço se a família crescer, esse é o espaço de vocês. Agora vocês podem bater no peito e dizer que têm casa, que saíram do aluguel. Essa casa é de vocês, de direito e de fato”, afirmou Santana. 

A iniciativa integra o programa Minha Casa, Minha Vida, implementado pelo Ministério das Cidades, do governo federal. “São oito anos que as famílias esperam por esse momento. Essa obra é de 2017 e passou muito tempo parada. Mas agora, com o retorno do Minha Casa, Minha Vida, essa realidade é outra”, enfatizou o titular da pasta das Cidades, ministro Jader Filho. 

Pessoa com deficiência visual e nova moradora do conjunto habitacional, Maria Gleiciane Morais ressalta que a casa dela é equipada com escrita em braile acima das tomadas, além de contar com acessibilidade no banheiro, de forma a atender às necessidades específicas de pessoas cegas ou com baixa visão. “Graças a Deus, com essa casa que hoje eu estou ganhando, o que antes eu destinava ao aluguel agora vai me ajudar a ter uma vida melhor. Já é um dinheirinho que sobra para investir em outra coisa, em mim”, comemorou. 

Entre as autoridades, também participaram do evento o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; e parlamentares federais e estaduais. 

Fortaleza – Ainda em agenda oficial no Ceará, o ministro participou de cerimônia, em Fortaleza, para assinatura da ordem de serviço que autorizou a construção do Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga II, no bairro Jangurussu. O empreendimento terá 536 apartamentos, beneficiando 2.144 pessoas, com investimento que supera R$ 91 milhões. 

O novo residencial — também parte do programa Minha Casa, Minha Vida — é resultado da parceria com o Centro de Estudos e Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos, com a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, e com a Sociedade Comunitária de Habitação Popular Unidos do Curió. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Ministério das Cidades 

Fonte: Ministério da Educação