O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc e do Imasul, realiza na próxima quarta-feira (3), a II Audiência Pública sobre a Regionalização do Saneamento Básico no Estado, que trata da integração dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos urbanos. O encontro será das 9h às 12h, no auditório da Agraer/Semadesc, em Campo Grande, com transmissão ao vivo pelo canal do Imasul no YouTube.
O evento dá continuidade ao processo de construção de políticas públicas voltadas à regionalização do saneamento. A primeira etapa ocorreu em 7 de novembro, quando foi apresentada a Proposta Preliminar de Regionalização dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos.
O documento recebeu contribuições de representantes da sociedade civil, gestores municipais, entidades e especialistas, e esteve disponível para consulta de 11 a 25 de novembro.
Nesta segunda audiência serão apresentados os estudos que embasam a proposta de integração dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos, além da minuta de Lei Complementar.
A iniciativa integra o esforço estadual para atender ao Marco Legal do Saneamento, com foco em ganho de escala, universalização, viabilidade técnica e econômico-financeira, simplificação da gestão e prioridade no acesso a recursos federais e linhas de financiamento.
A participação é gratuita e aberta ao público, com inscrições para as modalidades presencial e online.
Serviço
II Audiência Pública sobre a Regionalização do Saneamento Básico no Mato Grosso do Sul – integração dos serviços de resíduos sólidos urbanos, água e esgoto
Data: 3 de dezembro de 2025
Horário: 9h às 12h (horário de MS)
Local: Auditório da Agraer/Semadesc, Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n, Bloco 12, Parque dos Poderes, Campo Grande (MS)
Transmissão online pelo Canal do Imasul no Youtube
Os estudos e informações que serão apresentados, estão disponíveis abaixo:
- Estudos sobre a regionalização da Água e Esgoto em MS
- Opinião Legal – Regionalização MSB MS – Assinado
- PLC Regionalização do Saneamento
Comunicação Semadesc
Fonte: Governo MS


