19/12/2013 10h45
Instituição municipal de segurança criada pelo prefeito Ludimar nasce com apoio da Justiça Federal, Polícia Federal e Governo do Estado
Por: Tião Prado
Nesta quarta-feira, dia 18, o prefeito Ludimar Novais (PPS), juntamente com o juiz federal Odilon de Oliveira; o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Edgar Paulo Marcon; e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, entregaram os certificados de conclusão do curso para Guarda Civil Municipal de Ponta Porã. O evento contou com a presença dos secretários municipais, vereadores e de várias outras autoridades civis e militares, familiares dos formandos, lotando completamente o auditório grande do Centro de Convenções.
O prefeito Ludimar Novais disse que através da política é possível agregar forças para conseguir realizações importantes para a população, como a criação da Guarda Civil Municipal, que não é apenas um antigo anseio da população, mas uma necessidade. “Hoje estamos concretizando um sonho e preciso agradecer os 15 vereadores, que nos ajudaram votando em regime de urgência o Projeto de Lei que criou a Guarda”.
Ludimar também destacou o apoio que recebeu para conseguir criar a Guarda Municipal. “Agradeço ao superintendente da Polícia Federal, Dr. Edgar Paulo Marcon, que doou duas viaturas; ao governador André Puccinelli e ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, pela disposição em nos ajudar desde o início e que é o paraninfo dos formandos; e ao juiz federal Odilon de Oliveira, que nos recebeu no seu gabinete, mostrou desde o início ser um grande parceiro e nesta data faz a doação de dois imóveis para a sede da nossa Guarda, local onde poderão atender com conforto, em espaço adequado e com segurança”.
Ludimar também agradeceu ao secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, pela abnegação, conhecimento técnico, “nos ajudando a concretizar um compromisso de campanha com a população de Ponta Porã. Também quero agradecer aos formandos pela coragem de assumir este desafio e que temos certeza, darão resposta a população de Ponta Porã que clama por segurança”, disse, acrescentando que Ponta Porã é a quarta cidade de Mato Grosso do Sul a ter Guarda Municipal e a única dos 79 municípios do Estado a ter uma Secretaria Municipal de Segurança Pública.
O juiz Odilon de Oliveira, escolhido como Patrono da 1ª turma da Guarda, agradeceu pela homenagem e disse que a função dos Guardas Municipais é de alta relevância social, destacando que é fundamental para a corporação a manutenção da disciplina. Odilon disse que a Guarda a partir de agora passa a fazer parte da justiça penal brasileira. “A Guarda a partir de agora passa a integrar o sistema que envolve a polícia, o Ministério Público e o sistema prisional. “Vocês vão trabalhar na promoção da vida humana, combatendo a desigualdade social e buscando a edificação de uma sociedade justa e cheia de paz”.
Odilon ressaltou que no Brasil existem paradoxos. “Fala-se em recuperação de pessoas viciadas em crack, mas aplica-se 3,6% do orçamento em saúde, quando o recomendável seria de 7% a 8%. Outro paradoxo, o Tribunal de Justiça libera a marcha da maconha, quando na verdade devemos combater o uso deste tipo de droga. A União deveria dar mais atenção para as fronteiras porque se não combatemos o tráfico, a bomba estoura nos Estados, nos municípios, nas famílias, nos colos das mães”, ressaltou. O juiz parabenizou Ludimar pela criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e destacou que o prefeito escolheu pessoas competentes para ocupar os cargos. “O Dr. Valério é uma pessoa competente, que possui os princípios éticos e morais para a função”, disse.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse que ficou impressionado com a quantidade de familiares de formandos que foram prestigiar o evento. “São muitas famílias apoiando a iniciativa do prefeito Ludimar. Ponta Porã é o primeiro município a ter uma Secretaria de Segurança, é uma iniciativa pioneira e que atende aos anseios da sociedade. Por quantos anos a população aguardou a criação da Guarda Municipal. Hoje está se cumprindo uma importante fase e tenho que destacar que conheço a doutrina do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), e já posso perceber a mudança no semblante dos alunos da Guarda em relação a primeira aula. Todos que concluíram o curso demonstraram muita vontade e aplicação e o trabalho que vão desenvolver será de grande importância para a sociedade, já que vão atuar de forma integrada com as polícias que atuam no município”, destacou.
O superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Edgar Paulo Marcon, parabenizou o prefeito Ludimar pela criação da Guarda, da Secretaria de Segurança e pela escolha de Valério Azambuja para dirigir a Pasta. Marcon disse que a criminalidade hoje ocorre entre os bairros, no meio da sociedade, e que os guardas municipais terão papel importante no trabalho preventivo. “Vocês tem que fazer valer essa farda que estão usando. A Polícia Federal estará sempre à disposição para os trabalhos conjuntos”.
O secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, agradeceu o apoio do secretário de Estado, Wantuir Jacini; do superintendente da PF, Edgar Paulo Marcon; a Câmara Municipal pela aprovação da Lei criando a Guarda, ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar.
“Temos o plano estratégico traçado de 2014 até 2017, sendo que o monitoramento eletrônico deve estar pronto já em 2016 com 96 câmeras. Também vamos melhorar o trânsito com a fiscalização dos guardas municipais e até 2016 teremos um total de 160 homens atuando nas ruas de Ponta Porã”, disse.
A Mesa que Dirigiu os trabalhos foi composta pelo prefeito Ludimar Novais, pelo superintendente da PF, Edgar Paulo Marcon; pelo juiz Odilon de Oliveira; pelo presidente da Câmara Municipal, Caio Augusto; e pelo secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja.
PRIMEIROS
Os cinco alunos que conseguiram as melhores colocações no curso receberam certificados. O primeiro lugar foi entregue pelo prefeito Ludimar ao aluno Juliano Luiz Perez Gomes; o segundo lugar foi entregue pelo secretário Wantuir Jacini ao aluno Luiz Carlos Souza Santos; o 3º lugar foi entregue pelo juiz Odilon de Oliveira ao aluno Carlos Alexandre Costa; 4º lugar pelo presidente da Câmara, Caio Augusto, entregue ao aluno Everaldo Pessoa; e o 5º lugar foi entregue pelo secretário municipal Valério Azambuja, ao aluno Rony Aparecido Pavão Rocha.
Os alunos também homenagearam o juiz Odilon de Oliveira, o prefeito Ludimar Novais, o superintendente da PF, Edgar Paulo Marcon; e o secretário de Estado, Wantuir Jacini, com placas de agradecimento. Já o aluno Augusto dos Santos Conrado, foi o orador da turma, destacando o prefeito Ludimar Novais pela coragem e empreendedorismo e pela oportunidade que deu aos vigias do município.

