Homem agride policial civil com alicate e é baleado

(Foto: Gabi Cenciarelli)

O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua Alexandre Faráh, no Bairro Amambai, em Campo Grande

Armado com um alicate, o morador de rua identificado como Marcos Roberto Silva Garcia, 44 anos, agrediu um policial civil e foi baleado em frente ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua Alexandre Faráh, no Bairro Amambai, em Campo Grande.

De acordo com o sargento Andrade, da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar, o homem costuma ficar todas as quartas-feiras em frente à igreja durante as novenas, oferecendo “cuidado” a veículos estacionados no local. Nesta tarde, ele estava embriagado e sob efeito de drogas, exigindo dinheiro de motoristas que chegavam.

O investigador da Polícia Civil, que participava da novena, tentou intervir e alertar o homem sobre sua conduta, especialmente em relação às frequentadoras idosas da igreja. Foi nesse momento que Marcos Roberto sacou um alicate de uma sacola e atingiu o policial na testa, causando um corte. Em reação, o investigador disparou, acertando a perna esquerda do agressor, que teve o fêmur lesionado.

Outras pessoas que estavam no local não se feriram. Marcos Roberto possui passagens por furto e embriaguez.

Testemunha que também trabalha cuidando de carros na região relatou que Marcos chegou ao local por volta das 14h e que nunca havia sido visto nas imediações antes. Segundo ele, o agressor chegou a tentar tomar a arma do policial.

“O policial é gente boa com a gente. Nós, que estamos aqui trabalhando, não temos nada a ver, e isso acaba prejudicando a gente também”, afirmou.

Pipoqueira de 37 anos, que trabalha em frente ao santuário e preferiu não se identificar, contou ao Campo Grande News que Marcos foi abordado pelo policial após xingar os fiéis do santuário.

“O policial pediu que ele saísse e ele saiu, mas continuou falando palavrões, dizendo que não devia nada ao policial. Então ele partiu para cima do policial. Acho que havia um alicate na sacola que ele carregava e ele acabou atingindo o policial na cabeça. Foi quando o policial reagiu, disparando contra a perna dele”, disse.

Segundo a trabalhadora, policiais sempre ficam na igreja em dias de novena. “Desde que outro homem foi esfaqueado e morreu na escada da igreja, o clima é de insegurança, sim. Apesar do policiamento, a situação com os moradores de rua complica bastante, porque eles não respeitam ninguém. Mesmo com o policial se identificando, o agressor partiu para cima e deu um soco no peito dele. Foi tudo muito perigoso.”

Uma mulher de 42 anos, que costuma pegar ônibus no ponto em frente à igreja, relatou a sensação de medo. “Esses homens não são confiáveis, são perigosos e muito alterados. Pego ônibus aqui todo dia e dá até medo, porque eles ficam pedindo coisas o tempo todo”

Marcos foi socorrido e encaminhado para a Santa Casa com um ferimento de arma de fogo na perna, e o policial foi levado para o Hospital El Kadri com um corte profundo na cabeça. Ambos foram atendidos por equipes do Corpo de Bombeiros.

Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da perícia estão no local. A área onde os fatos ocorreram está isolada para que os procedimentos de praxe sejam realizados.

Investigação: De acordo com o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, Danilo Mansour, o policial ferido está lotado no município de Sidrolândia e viu o momento em que Marcos tentou extorquir uma idosa que comprava pipoca.

“A senhora saiu com o dinheiro na mão, e o usuário de drogas se aproximou para pedir dinheiro. O investigador interveio na situação para ajudar a senhora. O homem pegou a ferramenta e acertou a cabeça do policial; ele ficou tonto, e o suspeito tentou pegar a arma dele, mas, antes que ele conseguisse, o investigador deu um tiro na perna dele.”

Fonte: Campograndenews