31 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioSaúdeHospital Regional de Ponta Porã desenvolve atividades para Agosto Dourado

Hospital Regional de Ponta Porã desenvolve atividades para Agosto Dourado

Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (MS) desenvolve atividades para Agosto Dourado

Para celebrar o Agosto Dourado, mês que marca a campanha nacional sobre Aleitamento Materno, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), realizou na última quarta-feira (04/08) ciclo de palestras. Durante o mês ocorrerão outras conversas, sempre às quartas-feiras, com abordagens sobre amamentação. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Demétrius do Lago Pareja, diretor-geral do hospital, fez um agradecimento especial às equipes de Saúde referindo-se a dedicação e zelo com que todos desempenham os trabalhos. “Todos nós sabemos da importância da amamentação tanto para as mães quanto para os recém-nascidos. Façamos deste ato parte da cultura da população”, ponderou. A diretora-administrativa do hospital, Letícia Carneiro, falou aos presentes sobre a importância da realização destes eventos e destacou a iniciativa de trazer assuntos educativos para que todos possam ter acesso à informação.

Edna Cândido, responsável pela Gerência de Enfermagem, tratou sobre a dedicação e amor com que os enfermeiros atuam. “Aprendemos a amar a Maternidade e trabalhamos com amor, buscando o bem-estar das mães e dos recém-nascidos”, comentou. 

A primeira palestra foi praticada pela enfermeira Marília Leite, coordenadora do setor Materno Infantil, que ao lado da médica Patrícia Caetano, da Coordenação Médica Pediátrica, realizou agradecimento especial à equipe da Maternidade. Foram abordados temas como manejo, cuidado e procedimentos com o recém-nascido principalmente na Hora Ouro – a primeira hora de vida é chamada “hora de ouro”, pois a mãe e o bebê costumam ficar acordados, alertas, sendo uma excelente oportunidade para interagirem.

Em seguida, foi a vez da pediatra Larissa Gonçalves, que apresentou palestra com o tema “Amamentação nos Tempos de Hoje”. Aqui a abordagem foi sobre aleitamento e a importância de se incentivar a amamentação. Apenas 10% das mulheres brasileiras amamentam até os 6 meses. A falta de informação a respeito do assunto é apontada como o maior problema, que resulta em taxas baixas de amamentação.

Para encerrar, a pediatra Romina Brignardello abordou “Os benefícios do aleitamento materno para o binômio”. O tema tratou sobre benefício do estímulo, principalmente o contato pele a pele da mãe com o recém-nascido.

Hospital Regional de Ponta Porã desenvolve atividades para Agosto Dourado