Certificação tem validade internacional e atesta a qualidade do trabalho desenvolvido; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A diretoria do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), e equipe do Instituto Acqua, se reuniram na última semana para dar início ao processo de obtenção de Acreditação na Organização Nacional de Acreditação (ONA). O trabalho passa por atingir objetivos previamente estabelecidos, valendo como certificação de qualidade no serviço desenvolvido.


O esforço visa posicionar a unidade de saúde como Acreditada nível 1. Para isso, deve atingir 70% ou mais dos padrões de qualidade e segurança exigidos pela ONA. O principal trabalho passa por organizar os processos de atendimento, com evidência documental, sobre a garantia do serviço prestado. Além do encontro para alinhamento da diretoria, houve também reunião com equipe de supervisores focada em trabalhar os indicadores assistenciais da Acreditação. Após essa fase de identificação e adaptação dos quesitos, haverá visita de uma comissão avaliadora da ONA para obtenção do atesto.


A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA, com certificação válida internacionalmente.


O diretor-geral do hospital, Demétrius do Lago Pareja, ressalta a importância do título. “Será uma conquista para toda equipe da unidade de saúde, que vem trabalhando arduamente. Mas, em especial, para a população, porque se trata da garantia do serviço prestado para o longo prazo”.


Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, ressalta que os avanços implementados na administração da unidade prepararam para este cenário de mais trabalho. “Para nós é motivo de orgulho observar a qualidade do hospital e o profissionalismo de nossas equipes. Ao mesmo tempo todo esforço serviu, até aqui, para condicionar também este momento de muito trabalho frente a pandemia. Hoje o hospital tem autonomia, eficiência e, em breve, com a chance da Acreditação Nível 1, a unidade estará ainda mais fortalecida. Tudo planejado e aplicado para a população”, pontua.

Comentários