III Encontro Regional do Sisan encerra atividades com oficinas intersetoriais no Sudeste

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) encerrou, nesta quarta-feira (5.11), em Vitória, o III Encontro Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) na Região Sudeste. Promovido pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF), na função de Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan Nacional), o evento reuniu gestores públicos, conselheiros e representantes da sociedade civil dos quatro estados da região.

O segundo dia de atividades foi marcado por debates técnicos, grupos de trabalho e pela apresentação de experiências exitosas na implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional e na governança do Sisan no contexto estadual e municipal. Pela manhã, os participantes se dividiram em grupos para discutir intersetorialidade, planos  de segurança alimentar, participação e controle social, pactuação do Sisan e estratégias de monitoramento e diagnóstico. No auditório, o painel “Ferramentas do Sisan” apresentou instrumentos de gestão e monitoramento, com destaque para o Protocolo Brasil Sem Fome, conduzido por Leonardo Rauta, e a Vigilância do Sisan, apresentada por José Alexandre, ambos do MDS.

À tarde, ocorreu o painel “Experiências Exitosas”, moderado por Thatiana Fávaro, da Caisan Nacional. O espaço foi dedicado à troca de práticas inspiradoras de municípios e estados da região. Entre os destaques estiveram o monitoramento das adesões municipais no Espírito Santo, apresentado por Cleila Medina, secretária-executiva da Caisan-ES; a Padaria Comunitária e o Banco de Alimentos de Cachoeiro de Itapemirim (ES), com o presidente da Caisan Municipal Éder Botelho; o monitoramento das políticas públicas de segurança alimentar realizado pelo Consea-MG, apresentado por Luiz Felipe Lourenção; as políticas municipais de SAN de Niterói (RJ), com o secretário-executivo da Caisan Welbson Almeida Viana; e a experiência da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, com Victor Nunes Toscano, sobre gestão da informação na compra direta de alimentos da agricultura familiar.

O último dia do encontro foi dedicado às oficinas intersetoriais, que aprofundaram temas práticos e estratégicos da política de segurança alimentar e nutricional. Um exemplo foi a oficina “Elas produzem e o Brasil alimenta: inclusão produtiva e Gênero”, com o Ministério das Mulheres. Foram realizadas atividades sobre o Protocolo Brasil Sem Fome, o Guia Alimentar para a População Brasileira, as compras públicas da agricultura familiar, a integração de cadastros sociais e o uso da Plataforma Adesan para adesão e permanência dos municípios no Sisan.

O encontro do Sisan no Sudeste marcou a terceira edição dos eventos regionais de 2025, após as etapas realizadas em Recife (Nordeste) e Boa Vista (Norte). O evento reforçou o compromisso federativo do Governo do Brasil com o fortalecimento do Direito Humano à Alimentação Adequada e com o aprimoramento das políticas públicas de combate à fome.

A realização do encontro em Vitória contou com o apoio do governo do Espírito Santo, na pessoa do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, da secretária Cyntia Grillo, presidenta da Caisan-ES, e da secretária executiva Cleila Medina, que atuaram em parceria com a equipe da Caisan Nacional, o Consea Nacional, os Conseas Estaduais e demais Caisans Estaduais na organização das atividades.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome