28/12/2013 21h50
Uma grande parte dos turistas agora já repensa a forma de pagamento das próximas compras.
Folha
A decisão do governo de elevar para 6,38% a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as compras com cartões de débito e cheques de viagem no exterior pegou de surpresa os brasileiros em Nova York.
Uma grande parte dos turistas, que aproveitava a taxa de 0,38% dos cartões pré-pagos (ela é de 6,38% nos cartões de crédito), agora já repensa a forma de pagamento das próximas compras.
Tire suas dúvidas sobre a mudança na alíquota de IOF para gastos no exterior
Governo eleva para 6,38% IOF nos pagamentos com cartão de débito no exterior
Ao sair do Brasil para sua quarta visita a Nova York, a médica Mônica Rente, 51, decidiu que só usaria o cartão de crédito em situações “emergenciais”. A ideia era dividir as despesas entre o cartão pré-pago, cheques de viagem e dinheiro.
“Mas eu não trouxe o dinheiro todo, estava pensando em sacar mais. Vou ter que fazer isso agora”, disse Rente, que foi alertada pela reportagem na noite de sexta sobre a decisão que entraria em vigor no dia seguinte.
“É um absurdo. Eles deveriam ter avisado com antecedência”, afirmou ela, que está apenas no início da viagem de três semanas com o marido e três filhos.
O também médico Adriano Marçal, 51, acessou o site do banco para recarregar seu cartão pré-pago assim que soube do aumento, na noite de sexta-feira. “Mas agora não vai compensar mais usar. Pelo menos no cartão de crédito você acumula milhas.”

