23 C
Ponta Porã
terça-feira, 23 de abril, 2024
InícioBrasil & MundoInep garante novo exame do Enem a alunos do Salgueiro que perderam...

Inep garante novo exame do Enem a alunos do Salgueiro que perderam a prova


source
Inep garante novo exame do Enem a alunos do Salgueiro que perderam a prova
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Inep garante novo exame do Enem a alunos do Salgueiro que perderam a prova

O Inep informou ontem que os inscritos no  Enem 2021 que tiveram sua participação no exame afetada pela  operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no último dia 21, terão seus direitos garantidos e poderão fazer uma nova prova. Para isso, no entanto, cada estudante vai precisar fazer a solicitação individualmente. O pedido de reaplicação deverá ser feito na página do participante, entre hoje e sexta-feira. As provas serão realizadas nos dias 6 e 16 de janeiro de 2022.

Em entrevista coletiva, ontem, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que o edital prevê a reaplicação do exame em casos de “razões sérias”. A declaração foi dada depois de ser questionado sobre a situação dos estudantes que moram no Complexo do Salgueiro.

“Se houve razões sérias, toda a impossibilidade está prevista no edital. O que eu quero é que todo aluno tenha acesso. Se houve algum problema de ordem logística ou de trânsito, algum tipo de enfermidade, está tudo previsto no edital, eles terão a prova aplicada, sim”, disse Ribeiro.

Leia Também

No primeiro domingo do Enem, cerca de 501 candidatos inscritos e direcionados para os seis locais mais próximos do Complexo do Salgueiro não compareceram em decorrência da operação policial que deixou nove mortos e uma idosa baleada.

Questões defasadas

O segundo dia da prova do Enem, ontem, indicou a defasagem do Banco Nacional de Itens (BNI), repositório de questões do exame que não é atualizado desde 2018. A ausência mais clara nas provas de Matemática e, especialmente, de Ciências da Natureza foi a pandemia de Covid-19, da mesma forma que aconteceu na prova do ano passado.

“Uma marca registrada do Enem sempre foi o atualismo das questões. Mas temos visto essa defasagem nos últimos anos. Isso é muito ruim porque os alunos não ficam tão atentos à atualidade”, afirma Vicente Delorme, diretor de Planejamento do Colégio pH.