Inscrições abertas para o Programa Nacional de Formação para Mulheres Lélia Gonzalez, Presente!

Edital Lélia Gonzalez, Presente!
Edital Lélia Gonzalez, Presente!

Estão abertas, até 24 de abril de 2026, as inscrições para o Programa Nacional de Formação para Mulheres Lélia Gonzalez, Presente! – PROFAM – Empoderamento das Mulheres: Interseccionalidades, Escrevivências, Gênero e Justiça Climática. A iniciativa foi lançada durante o Encontro Nacional de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres, realizado em Fortaleza (CE), e vai selecionar 150 mulheres cis e trans, jovens e adultas, de todas as regiões do Brasil, para participação em um processo formativo nacional, com início previsto para março de 2026.

O programa é realizado pelo Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), o Instituto de Humanidades (IH) e o Grupo de Pesquisa Lélia Gonzalez, Presente!.

Formação para a cidadania ativa e justiça climática

Com duração de nove meses e formato on-line, o PROFAM tem como objetivo fortalecer lideranças comunitárias femininas como multiplicadoras de conhecimentos voltados à análise de gênero e à interseccionalidade, na perspectiva da justiça climática, dos direitos humanos e do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.

A proposta busca qualificar mulheres para a identificação de violações de direitos, o fortalecimento da cidadania ativa e a atuação política nos territórios, ampliando o acesso à informação, à Justiça e às políticas públicas.

Público-alvo

Serão selecionadas 150 mulheres, sendo 75 jovens e 75 adultas, com diversidade de trajetórias e pertencimentos. O perfil das participantes contempla, entre outros grupos, mulheres de axé, indígenas, quilombolas, agricultoras, de povos e comunidades tradicionais, mulheres LBT, mulheres com deficiência, profissionais da saúde, mulheres migrantes, lideranças comunitárias e mulheres interessadas em participação política, justiça climática, políticas urbanas e acessibilidade.

Metodologia e atividades

A metodologia do PROFAM é baseada em uma formação interseccional, feminista e ancestral, com enfoque na educação popular e territorializada, inspirada na Pedagogia da Alternância. O curso será estruturado em dois ciclos formativos, compostos por um Tempo de Formação Coletiva (TFC) e um Tempo Território Ancestral (TTA).

Ao longo do processo formativo, serão realizados 12 Encontros Formativos, sendo seis on-line e seis presenciais nos territórios, totalizando 120 horas/aula. As atividades ocorrerão entre março e novembro de 2026 e contarão com a participação de especialistas, formadoras populares, ativistas e intelectuais dos movimentos sociais e de universidades públicas.

Como desdobramento da formação, cada cursista, junto ao seu grupo de base, desenvolverá uma Ação Prática Multiplicadora (APM), resultando em Projetos de Atuação Comunitária (PAC). Ao final, serão produzidos e apresentados 150 projetos, que serão reunidos em um e-book de circulação nacional.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente on-line, no período de 31  março a 24 de abril de 2026, por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/gQyJj6q71V3wfz4x5

A documentação exigida deve ser enviada no ato da inscrição, conforme orientações previstas no edital. Acesse aqui o edital na íntegra

Fonte: Ministério das Mulheres