As inscrições para o programa TEAtivo seguem abertas nas sete capitais da Região Norte do Brasil. Se você vive na região e gosta de praticar atletismo, capoeira, futsal ou natação, procure a sede da Apae de sua cidade e garanta sua vaga. A iniciativa oferece práticas esportivas adaptadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idades entre 6 e 18 anos.
Todos os profissionais que atuarão nos núcleos do TEAtivo em Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Macapá e Palmas já foram capacitados para trabalhar com os alunos, e as atividades terão início em breve. Durante os 12 meses de execução, o programa deve beneficiar cerca de 840 pessoas.
“Estamos muito felizes com a grande adesão ao Programa TEAtivo Norte, que já alcançou mais de 70% das vagas preenchidas na maioria das capitais da região. As inscrições seguem abertas até o final do mês, e é uma alegria ver o interesse de tantos profissionais e famílias nessa iniciativa que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. O TEAtivo é uma das primeiras ações, no âmbito do Governo do Brasil, voltadas exclusivamente ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista”, destacou o secretário Nacional do Paradesporto, em substituição, Breno Alves.
“Acreditamos que o esporte é uma peça-chave no processo de habilitação, reabilitação e na promoção de inclusão, cidadania, autonomia, independência e no acesso a oportunidades para pessoas com deficiência. Além disso, é um importante pilar na luta contra o preconceito e a discriminação. Com a implementação do TEAtivo, conseguimos potencializar de forma concreta a importância do esporte na vida dessas pessoas. Tenho certeza de que o TEAtivo, assim como ocorreu na Região Nordeste, será um divisor de águas no Norte, fazendo a diferença na vida das pessoas com autismo e de suas famílias”, afirmou o presidente da Federação Nacional das Apaes do Brasil, Jarbas Feldner de Barros.
O programa é realizado pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.
Confira os endereços das Apaes nas capitais da Região Norte para inscrição:
- Manaus (AM) – Avenida Ivanete Machado, s/nº – Final da Rua 17, Conjunto Castelo Branco, Bairro Parque 10 – CEP 69055-750
- Belém (PA) – Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 413, Bairro Umarizal – CEP 66055-240
- Rio Branco (AC) – Rua Euclides da Cunha, nº 67, Conjunto Esperança 1, Bairro Conjunto Esperança – CEP 69915-168
- Porto Velho (RO) – Rua Cristina, nº 6386, Bairro Igarapé – CEP 76824-326
- Boa Vista (RR) – Avenida Surumu, nº 71, Bairro Calunga – CEP 69303-025
- Macapá (AP) – Avenida Paraíba, nº 168, Bairro Pacoval – CEP 68908-280
- Palmas (TO) – Rua 706 Sul, Alameda 14, nº 2, Bairro Plano Diretor Sul – CEP 77022-348
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte