21.3 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioBrasil & MundoIntegrantes do PV participam de inspeção dos códigos-fonte do sistema eletrônico de...

Integrantes do PV participam de inspeção dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, na sede do TSE


Representantes do Partido Verde (PV) estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (30) para conhecer os procedimentos para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os demais programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados nas Eleições 2022.

Na ocasião, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) apresentaram as diversas etapas que integram o processo eleitoral brasileiro. O coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Melo, falou aos representantes do PV sobre a preparação das eleições até a divulgação da totalização dos votos de uma eleição.

Os dados sobre as funcionalidades da urna eletrônica, a preparação do equipamento, a votação em si, os sistemas de segurança e o processo de divulgação de resultados também foram apresentados aos integrantes da legenda, pelo chefe da Seção de Voto Informatizado da Corte, Rodrigo Coimbra.

Ao final, o coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo, mostrou aos convidados toda a cadeia de segurança do hardware da urna, explicando o funcionamento do equipamento, desde o processo de ligar, até os comandos de teclas e a impressão do Boletim de Urna. “A Justiça Eleitoral desenvolveu uma urna totalmente segura, tanto para os técnicos que a idealizaram, como para o eleitor”, afirmou.

Confiança na Justiça Eleitoral

Entre os quatro representantes do PV, estavam profissionais das áreas da Tecnologia da Informação e do Direito. Para a advogada do partido, Fabiana Ortega, as explicações dadas pelos técnicos do TSE facilitaram o entendimento acerca do processo eletrônico de votação.

“Em nome do partido, reconhecemos – e ficamos tranquilos – que o TSE desempenha com confiança da sociedade o trabalho em prol de um processo eleitoral transparente e sério. As explicações feitas para nossa equipe ajudaram na compreensão e no entendimento prático de como funciona o sistema de votação. Isso ajuda não só nós do PV, mas todos os representantes partidários que queiram participar da fiscalização das eleições”, enfatizou.

TP/LC, DM

Fonte: TSE