ITA convoca 180 candidatos para a etapa final

Foto: Luiz Fortes/MEC

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou a lista dos 180 candidatos aprovados na primeira e na segunda fases do vestibular 2026, na sexta-feira, 12 de dezembro. Convocados participarão da etapa final do processo seletivo, que terá início em 11 de janeiro, em São José dos Campos (SP). 

A maior parte dos candidatos aprovados para a terceira fase realizou a prova em São José dos Campos, com 65 estudantes, seguida por Fortaleza, com 63. O município paulista abriga a sede do ITA, enquanto a capital cearense será a primeira cidade a receber um campus descentralizado do instituto, que passará a acolher seus primeiros alunos a partir de 2027. 

Atualmente, o ITA oferece seis cursos de graduação em Engenharia: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial. Com a expansão para Fortaleza, dois novos cursos serão incorporados à instituição a partir de 2027: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia. 

Anúncio – Antes da divulgação oficial do resultado, os candidatos classificados para a terceira etapa receberam a notícia por meio de uma chamada de vídeo realizada por integrantes do efetivo do ITA. A iniciativa faz parte de uma tradição da instituição, que busca estreitar a relação com seus futuros alunos. Durante as ligações, muitos candidatos se emocionaram, alguns acompanhados de amigos e familiares que também esperavam ansiosos pelo anúncio. 

As duas primeiras fases do vestibular foram compostas por provas com questões objetivas e dissertativas, além de uma redação. As notas de corte foram 7,1805 para a ampla concorrência e 6,4777 para as cotas raciais. Os 180 candidatos selecionados deverão se apresentar no campus do ITA a partir de 11 de janeiro, onde permanecerão alojados por algumas semanas para a realização das etapas de comprovação documental e exames médicos. 

Mais informações sobre o resultado do vestibular estão disponíveis no portal do ITA

ITA Ceará– Com sede em São José dos Campos, o ITA terá pela primeira vez em 75 anos de história um campus fora do estado de São Paulo. O campus do ITA Ceará foi anunciado pelo presidente Lula, em janeiro de 2024, e está sendo construído em Fortaleza. 

O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus de São José dos Campos, em São Paulo. Após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade, no Ceará, para dar prosseguimento às atividades.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do ITA 

Fonte: Ministério da Educação