O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira (7/5) que o uso da tecnologia, aliado à cooperação entre as instituições de Estado, é uma forma de garantir cidadania ao povo brasileiro. “A inovação e a parceria entre as instituições fazem com que o cidadão tenha acesso aos seus direitos de forma mais racional, rápida e efetiva”, afirmou Messias.
A declaração foi feita durante a cerimônia de abertura do projeto “Caravanas de Inovação”, iniciativa pioneira da Advocacia-Geral da União (AGU), que promete impulsionar a inovação, a transformação digital e a modernização da advocacia pública em todo o País, e que acontece até sexta-feira (9), em Fortaleza (CE).
Segundo o ministro, a cultura administrativa e burocrática do Estado levou ao afastamento entre o público e o privado de forma muito radical, o que degradou as relações do brasileiro com suas instituições. Agora, segundo ele, é hora de reverter essa situação.
“Durante muito tempo, lidamos com o cidadão a partir de inúmeras falhas na prestação de serviço, por conta de um sistema totalmente disfuncional. Isso tem cobrado um preço muito caro, que é o déficit de confiança do cidadão em relação ao Estado”, disse. “Chegou a hora de nos aproximarmos do povo, e a tecnologia é fundamental neste processo”, acrescentou Messias.
Rede de colaboração
A ideia das Caravanas de Inovação é justamente criar uma rede de colaboração que reúna as experiências que vêm sendo desenvolvidas pelas procuradorias públicas no campo da tecnologia, da gestão de dados e na aplicação de ferramentas como, por exemplo, a Inteligência Artificial. Para isso, a AGU traçou uma rota que se inicia no Ceará e vai passar por outros dez estados, criando uma grande rede de inovação da advocacia pública.
Para o ministro, as Caravanas terão um papel importante de conexão institucional e de proposição de soluções para problemas históricos e os desafios de um novo tempo.
“Quando propomos a criação das Caravanas de Inovação, estamos propondo a criação de um ambiente para lidar com antigos e novos problemas. É preciso que entendamos que o cidadão exige mais de nós, uma mudança de mentalidade”, afirmou.
“Essa visão nos dará condição de entregar serviços cada vez mais efetivos e baratos para a população e restabelecer uma confiança que foi preconizada pela Constituição de 1988”, completou.
A cerimônia de abertura contou com a presença do procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, da subprocuradora-geral do município de Fortaleza, Valéria Lopes, e de outras autoridades do Sistema de Justiça do Ceará.
Programação
As atividades da Caravana de Inovação na capital cearense seguem nesta quinta-feira, com debates e palestras de especialistas em Inovação, Direito e Tecnologia; oficinas práticas para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da advocacia pública; e apresentação de cases de sucesso, ferramentas de IA e outras tecnologias na área jurídica.
Saiba mais sobre as Caravanas de Inovação
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU
Fonte: Advocacia-Geral da União