15 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

Jornal “O Progresso” perseverança e ação por José Alberto Vasconcellos

21/04/2018 05h

Jornal “O Progresso” perseverança e ação por José Alberto Vasconcellos

O jornal “O Progresso”, primeiro como hebdomadário, depois como diário, escorado na persistência de um trabalho sério e bem começado.

Por: Tião Prado

Numa página da história de Dourados, a que aborda a evolução no atendimento à saúde dos douradenses, que estamos revendo, para que o texto seja incluído no próximo livro (o quarto), pode-se ler, verbis: “No então distrito de Dourados que engatinhava, chegou o primeiro médico, Dr. João Abbot, que estabeleceu residência na fazenda “Parador”; depois dele, por volta de 1916 chegou outro médico, um alagoano que acudia por Dr. Gaspar Lima Rocha, que mantinha consultório em Dourados e em Ponta Porã. Ele costumava anunciar seus serviços e sua agenda de trabalho no Jornal ” O Progresso”, pelos idos de 1921.

Registre-se que o referido jornal foi fundado em Ponta Porã, pelo advogado paraibano, José dos Passos Rangel Torres em 1920, que circulou até 1948, quando assumiu o cargo de Promotor Público. Em 1951, o acervo do jornal foi trazido para Dourados pelo seu filho, também advogado, Weimar Gonçalves Torres.
Recolocado em Dourados, no início da década de cinqüenta, esta circulando até hoje, passados 67anos.”

O douradense acostumou-se com o jornal e o jornal com o douradense, numa simbiose que já dura, como se disse, 67 anos. A perseverança e o empenho dos sucessores do saudoso Deputado Federal Weimar Torres, tragicamente falecido num acidente aéreo, em continuar editando o jornal “O Progresso”, sempre entestado pela expressão: “Pensamento e ação por uma vida melhor” , sob a liderança da viúva Drª. Adiles do Amaral, que por algum tempo contou, inclusive, com a ajuda do seu pai, o também saudoso Vlademiro do Amaral, para manter a tradicional e indispensável informação à sociedade. Hoje ela, a Drª Adiles, conta com a ajuda das filhas Blanche e June, assim como com o empenho do Redator Chefe Vander Verão, para manter a tradicional publicação do jornal, com o reforço de uma equipe treinada e preparada para produzir o melhor!

O jornal “O Progresso”, primeiro como hebdomadário, depois como diário, escorado na persistência de um trabalho sério e bem começado; perseverante e ativo, beneficiado pela força da modernização, que a energia elétrica propiciou-lhe, foi o último empurrão que precisava para que alcançasse o sonho sonhado e chegasse à plenitude do tempo, ostentando a gloria de HAVER VENCIDO!

Nas últimas quatro décadas, tenho encontrado um espaço sempre disponível, para publicar meus artigos e minhas crônicas. Dessa ligação que já vai longe, sinto-me como “um da casa”, onde sempre fui bem recebido e onde obtive a oportunidade, para expor minhas observações, sempre com os olhos voltados para os interesses da comunidade, que me recebeu com carinho há 56 anos e me outorgou o Título de Cidadão Douradense e onde,também fui titulado como “Gaúcho” pelo CTG local.

Obrigado Jornal “O Progresso”! Obrigado Dourados!

16-03-2018 (2850) Membro da Academia Douradense de Letras.

([email protected])

Jornal “O Progresso” perseverança e ação por José Alberto Vasconcellos

Jornal “O Progresso” perseverança e ação por José Alberto Vasconcellos