A gafe aconteceu durante a participação do jornalista no SebraeJor, encontro de jornalistas promovido pelo Sebrae-MS em Campo Grande.
Quando alguém visita Mato Grosso do Sul e se refere ao estado como “Mato Grosso”, o sul-mato-grossense não perdoa e rapidamente corrige: “do SUL!”. Não tem jeito, é automático. E nesta terça-feira (2), nem Márcio Gomes – grande nome do jornalismo brasileiro – escapou de ser corrigido em uníssono durante uma palestra.
A gafe aconteceu durante a participação do jornalista no SebraeJor, encontro de jornalistas promovido pelo Sebrae-MS em Campo Grande, e foi relatada pelo próprio comunicador em suas redes sociais, nesta quarta-feira (3).
“Eu estava falando com jornalistas, jovens e estudantes sobre minha carreira, dando um exemplo de como fazer uma entrevista e falei: ‘o secretário de meio ambiente aqui do Mato Grosso…’. Na mesma hora que falei Mato Grosso e não completei com o nome do estado direito – Mato Grosso do Sul – o auditório inteiro (e era umas 300 pessoas), em coro uníssono, mas num coro triste, completou “do Sul!”, contou.
Em seu vídeo, Márcio refletiu que a intervenção do auditório soou como “uma frustração de que as pessoas de fora não falem o nome do estado direito” e que sendo uma pessoa que morou em diversos lugares, aprendeu que é importante “respeitar a cultura local, os desejos locais”.
“Mato Grosso do Sul é um outro estado, com povo diferente, cultura diferente, comportamento diferente […] Errei e pedi muitas desculpas na hora e eles foram extremamente gentis, me desculparam, aplaudiram no final, mas fica sempre aquela marca”, completou.
Nos comentários de sua publicação, diversos participantes do evento parabenizaram o comunicador por sua postura em reconhecer o erro e pela sensibilidade em dar luz a uma dor de todo sul-mato-grossense.
Fonte: Midiamax