Karatê nos jogos Olímpicos

17/08/2016 15h40

Aceita pelo COI, modalidade estreará em Tóquio 2020

Divulgação: Dora Nunes

Karatê (空手道), surfe, skate, beisebol/softbol e escalada farão parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020.

A inclusão dos cinco esportes foi confirmada por unanimidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), durante histórico congresso realizado no Rio de Janeiro.

A notícia foi muito festejada pelo Sensei (Professor) Igor Caffarena, representante do Karatê (空手道) em Ponta Porã.

– Ser filiado à Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS) e à Confederação Brasileira de Karatê (CBK), única entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), faz de nossos alunos potenciais atletas olímpicos – explicou Caffarena.

Os interessados em praticar a nova modalidade olímpica devem procurar a secretaria da Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques para fazer sua inscrição. Os treinos acontecem todas as terças e quintas às 17h30min.

Estadual

A capital sul-mato-grossense foi palco da 2ª Etapa do Campeonato Estadual promovida pela Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS).

A Shinseikai, Associação de Karatedô de Ponta Porã, fez-se representar por 3 atletas. Igor Caffarena e André de Sousa conquistaram a medalha de bronze na modalidade Kata (forma) enquanto que Eric de Sousa ficou em quarto lugar tanto no Kata (forma) quanto no Kumite (combate).

Os karatedô-ka agradecem o apoio do vereador Biro Biro quem incentiva o projeto desde sua concepção e também a Fitness Academia por disponibilizar toda sua estrutura à preparação física dos atletas.

Karatê nos jogos Olímpicos