O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou nesta quarta-feira, 12 de novembro, o webinário de lançamento do Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, uma parceria do MEC com o grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto faz parte do programa Escola em Tempo Integral.
O Mapa de Experiências Inspiradoras é uma ferramenta interativa e dinâmica, que reúne relatos, vídeos, imagens e informações de experiências sobre a implementação da política de educação em tempo integral de secretarias de educação e escolas públicas. A iniciativa pretende inspirar gestores públicos, escolares e educadores a aprimorarem seus trabalhos com as referências apresentadas. Além disso, o Mapa também apresenta filtros de seleção das experiências por etapas, modalidades, UF ou região e possibilita a filtragem por temas como diversidade e inclusão, currículo e práticas pedagógicas, territórios e contextos, gestão, entre outros.
“O Mapa é uma ferramenta imprescindível de formação das equipes gestoras e das equipes das secretarias de educação, mas também serve para qualificar a oferta da educação em tempo integral”, explicou Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral em Tempo Integral do ministério, na abertura do webinário.
Foram selecionadas 738 experiências de 25 estados, 15 capitais e 714 municípios. A região brasileira com o maior número de redes escolhidas foi o Nordeste, com 319 redes selecionadas (43,2%). Em seguida, aparecem o Sudeste, com 192 (26%); o Sul, com 119 (16,1%); o Norte, com 74 (10%); e o Centro-Oeste, com 35 redes escolhidas (4,7%). As ações foram selecionadas por meio de edital. Uma próxima edição da seleção será lançada em 2026, quando novas redes e escolas poderão ter seus relatos inseridos no Mapa.
“Essas experiências que vocês verão no Mapa nos ensinam que ampliar o tempo da escola não é apenas estender horas de atendimento às crianças, mas habitar o tempo de outras maneiras, criando vínculos, fortalecendo autonomias, conectando a escola à comunidade e ao território. Educar integralmente é articular diferentes dimensões da formação humana”, disse o professor Levindo Diniz Carvalho (UFMG), um dos coordenadores da iniciativa.
O encontro contou com a participação de representantes das redes municipais de educação de Poções (BA) e de São João do Caiuá (PR), além da rede estadual de educação do Amazonas, que apresentaram seus projetos selecionadas no edital.
Tempo Integral – O programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia criada para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação


