A delegação brasileira iniciou sua participação no Mundial da Juventude de Vela 2025, promovido pela World Sailing, em Vilamoura, Portugal, com resultados expressivos já no primeiro dia de regatas. A presença do Brasil na competição internacional foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), hoje permanente, que garante aos clubes condições para oferecer estrutura completa de preparação aos atletas, todos contemplados pelo Bolsa Atleta.
Com 12 velejadores distribuídos em oito classes, o Brasil figura entre as principais os melhores da competição e no primeiro dia já colocou dois barcos no top 10 provisório após as primeiras regatas. O melhor resultado do dia foi da dupla Zion Brandão e João Jooppert, que ocupa a 8ª colocação na classe 29er Open. No ILCA 6 masculino, Francisco dal Rio encerrou o dia na 9ª posição. Já a dupla Said Royo e Bernardo Oliveira terminou o primeiro dia em 15º lugar na classe 420 Open.
As disputas iniciais foram marcadas por condições adversas no mar, com vento fraco e rondado, cenário que exigiu alto nível técnico e capacidade de adaptação dos atletas. A equipe brasileira manteve regularidade e competitividade.
Para a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do MEsp, Carolinne Neves, as políticas públicas tornam possível a presença de jovens atletas brasileiros em competições internacionais como o Mundial de Juventude, em Portugal, e por isso são fundamentais. “Esses atletas são beneficiários do Programa Bolsa Atleta e tiveram suas trajetórias fortalecidas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que é um dos principais instrumentos de fomento ao esporte no Brasil. A participação desses atletas no Mundial de Juventude reafirma que investir no esporte é investir no futuro. A Lei de Incentivo ao Esporte, em conjunto com o Bolsa Atleta, demonstra que o Brasil acredita em seus jovens, valoriza o talento nacional e trabalha para garantir que nossos atletas tenham condições reais de representar o país no cenário internacional”, avalia.
Segundo a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), os clubes que integram o sistema esportivo nacional e utilizam os mecanismos da Lei de Incentivo ao Esporte desempenham papel central na formação desses atletas. Por meio da LIE, os projetos conseguem garantir embarcações, velas, materiais de segurança, além de recursos humanos qualificados, como técnicos, preparadores físicos e equipes multidisciplinares responsáveis pela preparação de longo prazo.
O Mundial da Juventude segue até o dia 19 de dezembro e é considerado uma das principais portas de entrada para os ciclos olímpicos de 2028 e 2032. A Seleção Brasileira de Vela Jovem participa do evento nas classes ILCA 6 masculino e feminino, iQFoil masculino, 29er Open e feminino, 420 Open e feminino e Fórmula Kite masculino.
Condições climáticas
Para os próximos dias, a organização prevê mudança nas condições climáticas, com expectativa de ventos mais fortes, o que exigirá novas estratégias da equipe brasileira. A diversidade de cenários reforça a importância de uma preparação consistente, possível graças à política pública de fomento ao esporte.
A atuação brasileira em Vilamoura evidencia o impacto direto da Lei de Incentivo ao Esporte e do Programa Bolsa Atleta no alto rendimento e na formação de novos talentos, o que demonstra o papel do Estado na promoção do esporte e na ampliação das oportunidades para atletas em competições internacionais.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte



