23 C
Ponta Porã
terça-feira, 16 de abril, 2024
InícioPonta PorãLeia a Coluna Conjeturas desta segunda-feira(08), com Carlos Monfort

Leia a Coluna Conjeturas desta segunda-feira(08), com Carlos Monfort

08/12/2014 09h30

Presidente Dilma deverá anunciar um pacote com pelo menos 12 ministros de seu segundo mandato

Divulgação (TP)

CONJECTURAS

INDICAÇÃO TCE

-Manobra pode impedir o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), de indicar o conselheiro que ficará no lugar do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Ricardo Cabral, no próximo ano. Neste sentido, o sonho do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) de ficar com vaga pode acabar frustrado. O deputado federal licenciado, Edson Giroto (PR), também ventilado para tornar-se conselheiro, fica na mesma situação.

A definição do cargo é sempre feita pelo chefe do Executivo, porém, caso a vacância relacionada à aposentadoria de Cabral seja protelada e passe do prazo de 18 de dezembro (data da última sessão ordinária do Legislativo) para chegar ao governador e, posteriormente, à Assembleia Legislativa, caberá ao governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), designar o novo conselheiro após ser empossado.

PRESSÃO

  • No fim de semana a notícia foi que a presidente Dilma Rousseff determinou que a prioridade do governo para as últimas semanas de trabalho do Congresso Nacional é a aprovação do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (a LDO) de 2015 até 22 de dezembro, para evitar a paralisação da máquina pública no início do próximo ano.

Diante de animosidade da oposição, que deve se utilizar de instrumentos regimentais para alongar a tramitação da proposta, o governo vai precisar fechar um acordo ou promover uma grande mobilização de aliados para aprovar o projeto no prazo exíguo.

NOVOS MINISTROS

  • Nesta semana que se inicia, antes mesmo da viagem para o Rio marcada para sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff deverá anunciar um pacote com pelo menos 12 ministros de seu segundo mandato, entre eles a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para a Agricultura.

Desde a sua reeleição, foram confirmados apenas Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Alexandre Tombini (Banco Central) e Armando Monteiro (Desenvolvimento). Esta equipe econômica deverá tomar posse assim que for concluída a votação do projeto que libera o governo do cumprimento da meta do superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida pública), prevista para terça-feira, no Congresso.

HOSPITAL REGIONAL

  • Estamos recebendo já há alguns dias reclamações atinentes à falta de material para coleta de exames de saúde junto ao Hospital Regional de Ponta Porã. No fim de semana, postaram várias queixas nas redes sociais em relação ao assunto.

Seria bom o competente secretário de Saúde, Dr. Eduardo Rodrigues averiguar o quanto antes o que está acontecendo. Segundo consta, há várias semanas os exames estão suspensos por conta de material para coleta de material.

Hoje vamos fazer uma visita ao HR.

Leia a Coluna Conjeturas desta segunda-feira(08), com Carlos Monfort