14 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de agosto, 2022
InícioTião PradoLeia: Coluna Opinião por Tião Prado

Leia: Coluna Opinião por Tião Prado

VACINAÇÃO

Na nossa coluna opinião de hoje vamos tratar de vários assuntos, começando com a campanha de vacinação em massa, desenvolvida em uma grande parceria. Trinta (30) cidades de Mato Grosso do Sul conseguiram utilizar 100% das doses das vacinas contra Covid enviadas pelo Ministério da Saúde, é o que afirmou nesta quarta-feira (14), durante coletiva, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende.

Conforme o secretário, esses municípios conseguiriam bons resultados depois de receberem e aplicarem a D1, D2 e dose única. Que beleza!

Mas um fato me causou estranheza.  Nossa Ponta Porã, que fez um grande mutirão, fez barulho de todo que jeito, chegando ao ponto de alguns vereadores montarem até acampamento no Centro de Convenções para acompanhar a vacinação, não está entre os 30 municípios do estado???

Na minha opinião, o Secretario de Saúde Patrick Derzi tem que dar uma explicação do porque desse resultado.

Leia: Coluna Opinião por Tião Prado

Por falar em vacinação, eu já tomei a segunda dose e estou feliz da vida. Tive algumas reações, mas estou muito bem, só esperando o prazo certo para me considerar “imunizado”.

PREFEITO HÉLIO

O prefeito Hélio Peluffo Filho esteve essa semana em Campo Grande, participou da entrega de cartões do ‘mais social’ e em sua fala, o governador  Reinaldo disse que estava ali o melhor prefeito do estado, completando: “Do estado não, melhor prefeito do Brasil”.

Posso estar enganado, mas senti assim que algo está mudando no mundo político e parece que o Hélio vai ter que repensar os seus projetos políticos e quem sabe poderá ser candidato ao governo do estado, o que faria o ninho tucano se acalmar. E mais,  dependendo das pesquisas não teria briga e tudo navegaria em águas calmas. Vamos aguardar para ver o que vai dar.

Já nesta quarta-feira (14), o prefeito Hélio Peluffo Filho esteve no Governo tratando do asfalto que vai ligar a BR – 463 a Laguna Carapã. O prefeito de Laguna, Ademar Dalbosco, ficou impressionado com o projeto apresentado e deu total apoio. Mais uma vitória de Hélio em sua grande parceria com Reinaldo Azambuja.

PONTA PORÃ VIROU EM OBRAS

Para fechar o assunto obra, no domingo eu e  a esposa Dora Nunes (quase vereadora, faltou só uns 800 votos) estivemos percorrendo o anel viário, saindo do São João até o Kamel Saad e percebemos que a obra ficou muito bonita e alem de desviar o trânsito de caminhões e passantes por fora da cidade, na região do Kamel o  povo vai ganhar um asfalto de ótima qualidade, unindo o útil ao agradável.

Já o governador Reinaldo anunciou para breve o inicio da obra que vai ligar o São João a BR 463, saída para Sanga Puitã. Aí sim tudo ficará perfeito.

GOVERNADOR

Na minha opinião, o nome de Hélio Peluffo Filho como pré-candidato a governador seria algo novíssimo no cenário político  que só aconteceu quando Zeca  e Reinaldo participaram das disputas, eram nomes novos e com trabalhos prestados, foram eleitos e fizeram ótimos mandatos.

FOGO NÃO COMBINA COM CLIMA SECO

Neste período de muito calor e tempo seco o que acontece todos os dias, principalmente nos finais de tarde, é o povo (sem noção) queimando de tudo: lixo, mato, capim e até pneus.

Para nós que temos renite alérgica é a pior coisa do mundo. Outro dia a coisa esta tão feia que disse a esposa que estava derretendo porque saia sangue de todo jeito do meu ‘pequeno’ nariz. Não  aguento mais tanta fumaça e pelo visto vai ficar pior, pois no final de semana vem nova geada e mais calor e fogo para todo lado, principalmente aqui na região da chamada Vila dos Professores. Está praticamente impossível dormir, já que a fumaça invade as residências.

Seria de bom tom a Secretaria de Meio Ambiente percorrer alguns locais orientando quando ao perigo de por fogo em terrenos, entulhos, pois além de ser crime, é muito perigoso.

RESTAURAÇÃO DE VIDAS

Participei da festa de aniversÁrio da ONG Restauração de Vidas e pude ver de perto o belo trabalho que é feito naquele local. Agradeço a Patrícia Bogado, que é a presidente da ONG; Mari, vice-presidente e a assistente Social Kamila Mello, que estiveram em nosso programa FM em Noticias que vai ao ar todos os dias das 12h10 pelo canais Pontaporainforma e pelas ondas da rádio 91.5 FM Cerro Corá de Pedro Juan Caballero, Paraguai.

DEPUTADAS

Recebemos na semana que passou, a visita da deputada Mara Caseiro que, muito simpática, conversou com as pessoas,  visitou obras e futuras obras . Pelo visto já está em campanha para as eleições 2022 e quer o apoio de uma galera da nossa cidade.

A deputada Federal Rose Modesto também esteve por aqui, acompanhou a coletiva de imprensa do Dr. Julio Croda, infectologista que coordenou a campanha de vacinação em massa em 13 cidades.

Rose, falando a nossa reportagem sobre ser o nome mais forte nas eleições estaduais em 2022, desconversou e disse que discute eleições só em 2022 e como sempre, parecendo o ‘Leão da montanha’, saiu pela esquerda rapidinho e preferiu elogiar o prefeito Hélio Peluffo Filho.

Será que alguém se lembra do desenho animado do Leão ‘cor de rosa’ da montanha? Era muito legal, mas parafraseando, isso é o que a maioria dos políticos de hoje em dia fazem, você aperta um pouco e eles pulam fora.

POSTO DE SAÚDE DE SANGA PUITÃ

Um conhecido meu passou por um oftalmologista e lhe foi dito que precisa passar por uma cirurgia com urgência. Como o SUS é referência, o amigo foi até o Posto de saúde no distrito de Sanga Puitã, local onde reside e ao ser atendido informou que precisa passar pelo médico do posto. A atendente lhe disse que como ele é hipertenso, terá que ir 5 dias consecutivos para aferir sua pressão e só depois será marcada uma consulta para o dito cujo.

Meu amigo ficou sem entender o tal procedimento para agendar a consulta. Com a palavra, as autoridades competentes da saúde de Ponta  Porã.

BOLSONARO

Para finalizar, quero aqui me juntar aos milhares de brasileiros que estão orando e torcendo pela recuperação de nosso presidente Jair Bolsonaro que teve que ser internado de forma urgente por complicações com a sua saúde…então, oremos, afinal votamos nele e estamos torcendo pelo seu sucesso.

Já faz 24h que Bolsonaro não briga com ninguém.

Abraços…caso tenha alguma sugestão, deixe seu recado ou mande um whatsapp para 67 99172 3528.

Tião Prado

DRT 793/MS

MAIS LIDAS