Lula destaca urgência da transição energética durante sessão na Cúpula de Líderes

- Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou, ao lado do presidente Lula, da sessão sobre transição energética na Cúpula de Líderes da COP 30 nesta sexta-feira (7/11), em Belém, no Pará.

O presidente destacou a oportunidade para promover transformações estruturais na sociedade e na economia, além de defender caminhos para o fim da dependência dos combustíveis fósseis.

Lula ressaltou a liderança brasileira na transição energética e pediu o comprometimento dos países na descarbonização a partir do uso de biocombustíveis.

“O Brasil não tem medo de discutir a transição energética. Somos líderes nessa área há décadas. Ainda nos anos 1970, fomos o primeiro país a investir em larga escala em alternativas renováveis. 90% da matriz elétrica nacional provém de fontes limpas. Também somos pioneiros no desenvolvimento de motores flexíveis e o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis. O mundo precisa do caminho claro para acabar com essa dependência dos combustíveis fósseis. É tempo de diversificar nossas matrizes energéticas, ampliar as fontes renováveis e acelerar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis”, afirmou o presidente Lula em seu discurso.

O presidente ainda lembrou que a gasolina no Brasil tem 30% de etanol em sua composição e o diesel conta com 15% de biodiesel. Essas medidas são fruto da Lei do Combustível do Futuro, desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), se tornando exemplo para o mundo.

“O Brasil é o paraíso dos biocombustíveis, e aprovamos maior programa de descarbonização da matriz de transportes e mobilidade do planeta, que é a Lei do Combustível do Futuro. Estamos reforçando o nosso protagonismo e contribuição com o planeta e impulsionando o surgimento de novas indústrias verdes no país”, explicou o ministro Alexandre Silveira sobre o programa.

Lula também o combate a todas as formas de pobreza energética. Ele citou que 2 bilhões de pessoas não têm acesso a combustíveis adequados para cozinhar, 200 milhões de crianças frequentam escolas sem acesso à luz elétrica e 660 milhões de pessoas usam lamparinas ou geradores a diesel em periferias e áreas rurais da América Latina, da África e da Ásia.

Também desenvolvido pelo MME, programas Luz para Todos e o recém lançado Gás do Povo tem como foco principal combater a pobreza energética, levando energia e gás para as regiões mais distantes e para a população mais vulnerável do país.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia